Brechando/Utilidade Pública / Onde ligar para reclamar da falta de iluminação nas ruas?

Onde ligar para reclamar da falta de iluminação nas ruas?

Vixe, a luz do poste acabou, minha rua está totalmente escura e eu não sei o que fazer. E agora? Para quem ligar? Muita gente pensa que o responsável pelos postes das ruas é a Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern), porém não é. A responsabilidade dos postes é da Prefeitura,…

Compartilhe:

Vixe, a luz do poste acabou, minha rua está totalmente escura e eu não sei o que fazer. E agora? Para quem ligar? Muita gente pensa que o responsável pelos postes das ruas é a Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern), porém não é. A responsabilidade dos postes é da Prefeitura, no caso de Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, conhecida pela sigla Semsur.

Recentemente, esta mesma secretaria foi alvo de um escândalo político, envolvendo o Presidente da Câmara dos Vereadores, Raniere Barbosa, que por muito tempo atuou como titular da Semsur, conforme falamos por aqui.

A manutenção, operação e expansão da iluminação pública da sua cidade é de responsabilidade da prefeitura municipal. Portanto, caso identifique lâmpadas de postes apagadas ou acesas durante o dia, entre em contato com a administração municipal (confira a relação abaixo, que também está disponível no site da Cosern).

A base legal desse serviço é a Constituição Federal, artigo 30, inciso V e artigo 149-A. No Rio Grande do Norte, a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é cobrada na conta de energia. Por meio de convênio firmado com as prefeituras, a Cosern arrecada o valor e repassa mensalmente para os municípios. Os valores devem ser destinados exclusivamente para a gestão municipal operar, manter e instalar novos pontos de iluminação na cidade.

A Cosern é responsável pelo fornecimento de energia. Quando o assunto for iluminação pública, a Cosern, por meio da assessoria de imprensa, divulgou uma lista de telefones abaixo e fale diretamente com a prefeitura da sua cidade.

Veja os telefones a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus