Brechando/Cidades / Sabia que Natal é menor capital com área territorial do Nordeste?

Sabia que Natal é menor capital com área territorial do Nordeste?

Quando se fala que Natal é um ovo de codorna, pode acreditar que é sim. A cidade é pequena, quando falamos de tamanho. Pesquisando sobre a geografia da capital potiguar, o Brechando descobriu que Natal é a capital do Nordeste que possui a menor área territorial, tendo  uma área de aproximadamente 167 km², sendo a segunda capital…

Compartilhe:

Quando se fala que Natal é um ovo de codorna, pode acreditar que é sim. A cidade é pequena, quando falamos de tamanho. Pesquisando sobre a geografia da capital potiguar, o Brechando descobriu que Natal é a capital do Nordeste que possui a menor área territorial, tendo  uma área de aproximadamente 167 km², sendo a segunda capital brasileira com a menor área territorial, maior apenas que Vitória, capital do Espírito Santo. Natal  tem a sexta maior densidade populacional do país.

A principal cidade do Rio Grande do Norte possui uma área territorial menor que cidades interioranas, como Campina Grande (PB), que possui 620,6 km².

Já a segunda cidade nordestina com a menor área territorial é Aracaju que fica no estado de menor extensão territorial, Sergipe, com 181,9 km².

Confira o tamanho territorial de outras capitais nordestinas:

1) Teresina: 1.392 km²
2) São Luís: 827,1 km²
3) Fortaleza: 313,8 km²
4) João Pessoa: 211,5 km²
5) Recife: 218 km²
6) Maceió: 511 km²
7) Aracaju: 181,9 km²
8) Salvador: 693 km²

O maior município brasileiro é Altamira no Pará e tem 159.533,328 km², com dimensão territorial maior que vários estados brasileiros. A cidade mineira de Santa Cruz de Minas, por sua vez, com área de 3,565 km² é o menor município do país, seguido de Águas de São Pedro, em São Paulo, com área de 3,612 km². Suas áreas são menores que a da Ilha de Fernando de Noronha, distrito estadual de Pernambuco, que tem 17,017 km².

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon