Brechando/Sem categoria / Uma volta em um mirante na cidade de Monte das Gameleiras

Uma volta em um mirante na cidade de Monte das Gameleiras

O Brechando deu um rolé no interior do Rio Grande do Norte neste fim de semana, mais precisamente na região da Borborema, que é cercado de serras e faz frio durante a noite. O que fazer em um fim de semana para viajar? Visite o interior do RN, que está em baixa temporada e pode levar…

Compartilhe:

Brechando deu um rolé no interior do Rio Grande do Norte neste fim de semana, mais precisamente na região da Borborema, que é cercado de serras e faz frio durante a noite. O que fazer em um fim de semana para viajar? Visite o interior do RN, que está em baixa temporada e pode levar um grupo de amigos para olhar paisagens bastante bonitas, daquelas que a gente assiste em reportagem. Um deles é o mirante localizado no Monte das Gameleiras, no seu alto fica um cruzeiro e uma capela de Nossa Senhora da Saúde.

Uma das estações da Via Sacra (Fotos: Lara Paiva)

Esta santa citada acima é tradicionalmente invocada pelos doentes e tornou-se particularmente cultuada a partir dos finais do século XVI, sendo-lhe atribuída a intervenção miraculosa que levou ao fim de vários surtos de peste ocorridos em Portugal. Em sua honra, nas povoações libertas do flagelo, foram-lhe erigidas igrejas ou dedicadas velhas capelas preexistentes.

Assim, o primeiro surto, ocorrido em Lisboa no reinado de D. Sebastião, em 1568. Nesse período, os portugueses começaram a organizar procissões em honra da Virgem, para que por sua intercessão pudesse cessar a peste. Tendo a mortalidade decrescido no ano seguinte, o povo agradecido passou a celebrar anualmente uma procissão em honra de Maria.

Um novo surto da doença tornou mais visível a devoção pela Senhora da Saúde. A pestilência era tão intensa que muitas pessoas fugiam da capital para os arredores, em busca de ares mais saudáveis. Foi nesse contexto que, por exemplo, nasceu a devoção à Senhora da Saúde na povoação de Montemor, em Loures, onde logo foi erguida uma capela à santa. No Brasil, a imagem de Nossa Senhora da Saúde veio no século XIX.

Mas, como faz o trajeto para chegar a Santa? Você pode ir a pé ou de carro. Cuidado, pois durante o dia é bastante quente. Muito calor. O caminho até o mirante é a reprodução da Via Sacra da Paixão de Cristo, que conta a história da morte ressurreição do importe líder do Cristianismo. Estas histórias são contadas em marcos, nos quais os fiéis colocam pedra para agradecer um milagre alcançado.

São 14 estações da via, ao todo. Porém, algumas estão desgastadas e faltam reparos.

Após caminhar o caminho, o viajante chega ao alto da capela de Nossa Senhora da Saúde, além de contemplar com a vista panorâmica da cidade e das vizinhas.

Gameleiras fica a 125 km da capital Natal, numa altitude de 576 metros e temperaturas amenas. A cidade tem 2,3 mil habitantes. Veja mais fotos a seguir:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus