Brechando/Artistas Potiguares / Potiguar faz homenagem ao dia do Nordestino a convite do Google

Potiguar faz homenagem ao dia do Nordestino a convite do Google

O artista potiguar Erick Lima foi convidado pelo Google para criar uma xilogravura em homenagem ao Dia do Nordestino, que é celebrado neste domingo (8). Utilizando o G do Google como molde, ele colocou como referênciasa cultura, fauna, flora nordestina, além da força e riqueza de espírito do povo nordestino. Além disso, foi colocado importantes…

Compartilhe:

O artista potiguar Erick Lima foi convidado pelo Google para criar uma xilogravura em homenagem ao Dia do Nordestino, que é celebrado neste domingo (8). Utilizando o G do Google como molde, ele colocou como referênciasa cultura, fauna, flora nordestina, além da força e riqueza de espírito do povo nordestino.

Além disso, foi colocado importantes artistas nordestinos, como Zabé da Loca, Lampião, o carro de boi, o litoral e o sertão, tudo junto e misturado, enaltecendo o povo e a terra. Além disso, ele trouxe a dona Militana, famosa romancista de São Gonçalo do Amarante, e o famoso Pico do Cabugi.

O xilógravo começou a trabalhar em 2008 e é filho do poeta Abaeté, criador do Casa do Cordel, na Rua Vigário Bartolomeu em Cidade Alta, e considerado um dos importantes cordelistas do Nordeste. Foi trabalhando com o pai e seus amigos que Erick começou a trabalhar com a xilogravura. Ele também faz oficinas para jovens de escola pública e já realizou algumas exposições.

Para quem não sabe, a xilogravura é uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte.

Mas foi estampando as capas dos cordéis,  aquelas pequenas revistinhas vendidas em uma corda nas feiras e trazendo como conteúdo poemas tradicionais da cultura oral e causos, que a xilogravura se tornou uma tradição nordestina.

Veja o vídeo completo da produção da xilogravura, postado na página brasileira do Google:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus