O projeto INarteurbana vai dar mais um passo para as atividades culturais no bairro do Passo da Pátria, zona Leste de Natal: mutirão de grafitagem, que acontecerá durante o fim de semana. As intervenções artísticas ganham força a partir da manhã deste sábado, às 10h30, quando artistas urbanos convidados e selecionados desta edição vão criar novas peças de grafite pelos espaços do bairro, em especial, no muro que circula a Praça do Passo.
Além disso, será a finalização da nova Praça do Passo que vai receber bancos, uma horta comunitária e o esperado anfiteatro ecológico, construído junto com moradores. A previsão é de que tudo se conclua no domingo.
“Vai ser um momento bem importante para a comunidade porque os grafites que existem lá no muro da praça já estão desgastados, e isso vai trazer ainda mais vida para esse espaço de convivência que eles ganham a partir de agora”, opina Agathae Montecinos, presidente da Pixo, uma das associações culturais responsáveis pelo projeto. Entre os selecionados, mediante uma chamada pública, e os convidados, pela proximidade artística com o projeto, 20 artistas de 8 estados diferentes compõem a edição 2017 do projeto INarteUrbana. Os nomes foram revelados ao longo da semana nas redes sociais do projeto e podem ser conferidos aqui.
A partir deste sábado, os artistas começam a compartilhar suas experiências com jovens da comunidade através de oficinas e trabalhos práticos, culminando com uma grande exposição coletiva no dia 1 de setembro em local a definir. Confirme sua presença aqui
Os artistas convocados são: Memi (RJ), Cazé (RJ), Diego Mouro (SP), Ramon Sales (CE), Daniel Torres Artes(RN), Etnograffiti (AC), Thayroni Arruda (PB), Ianah (PE), Augusto Barros(PE) e Toys & Omik (DF). Já os convidados, por sua vez, são: Arthur Doomer (PI), Bones – Wallace Paes (RN), Arbus (RN), Kefren Pok (RN), Mag Magrela (SP), PazCiencia420 (RN) Marcelo Borges (RN), Bruno Otavio (RN), Doce Freire(RN) e Acidum Project (CE)
Criado em 2015, o INarteurbana é um projeto sociocultural de ativação dos espaços públicos por meio de ações artísticas desenvolvido na comunidade do Paço da Pátria.
A iniciativa é uma realização da Casa Vermelha em parceira com a associação franco-brasileira Pixo, e conta com o apoio do Espaço ViraMundo; Escola Municipal Murici Gomes; Rádio comunitária do Passo; Grupo de idosos; ADIC; Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Fundação José Augusto; Pinacoteca Potiguar; Sherwin Williams; Fondação Air France; Aliança Francesa de Natal; Consulado Geral da França em Recife e do Instituto Francês.
Deixe um comentário