A Cooperativa Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) completa 40 anos de fundação em 2017. Em comemoração, a livraria realiza desde o início do ano diversas atividades culturais abertas para a comunidade interna e externa. Durante o mês de agosto serão promovidas duas edições do evento Cinema e Literatura, que exibirá adaptações de produções literárias para o cinema.
Os filmes que serão exibidos são: “Estou Ocupado”, baseado no conto A Kestrel for a Knave, de Barry Hines, e “Nome Próprio”, baseado no livro Máquina de Pinball, de Clara (também pode ser escrito Clarah) Averbuck, lançado em 2002. As exibições acontecem nos dias 16 e 30 de agosto, às 17h, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa).
Sobre o autor que baseia o conto do primeiro filme citado, Barry Hines nasceu na Inglaterra e foi bastante popular escritor e roteirista de séries para a televisão e novelas (não confundir com as da Globo). O seu mais famoso livro é “A Kestrel for a Knave”, escrito em 1968. Em 1969, o diretor britânico Ken Loach transformou a obra no filme Kes.
Hines faleceu no ano passado por consequências do Alzheimer, no qual foi diagnosticado desde 2009. Ele também é autor de “Threads”, um filme da BBC de 1984 que dramatizou os efeitos de um ataque nuclear em Sheffield.
Já o segundo filme fala a história de narra a história de Camila, que não tem dinheiro, namorado, televisão nem comida e mora em São Paulo, onde não tem muita sorte. Decide ir para Londres ver os Strokes, enchendo-se de dívidas. A vida lá também não é fácil, resolve voltar, se apaixona, se decepciona, bebe, e mesmo assim consegue rir da própria desgraça enquanto ouve boa música e bebe vodka barata.
Além disso, a Cooperativa realiza, no dia 25 de agosto, homenagem aos 120 anos do nascimento do maestro Pixinguinha, com apresentação do grupo Regional do Choro. O evento acontece em frente à cooperativa, às 11h30.
As comemorações seguem até o final do ano com programações mensais. A Cooperativa Cultural está localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, do Campus Central da UFRN, em frente a sede da TV Universitária (TVU).
Deixe um comentário