Brechando/Curiosidades / Seis museus alternativos na cidade para conhecer

Seis museus alternativos na cidade para conhecer

“Natal não tem museu”, quem nunca escutou esta frase? O Brechando  vai quebrar este argumento e mostrar que Natal tem museus sim e alguns bacanas para conhecer. Confira a nossa litinha: Museu das Naus  O Museu das Naus foi inaugurado no dia 24 de agosto de 2012 e foi fundada pelo arquiteto João Maurício. A intenção…

Compartilhe:

“Natal não tem museu”, quem nunca escutou esta frase? O Brechando  vai quebrar este argumento e mostrar que Natal tem museus sim e alguns bacanas para conhecer. Confira a nossa litinha:

Museu das Naus 

Foto: Iate Clube de Natal

O Museu das Naus foi inaugurado no dia 24 de agosto de 2012 e foi fundada pelo arquiteto João Maurício. A intenção é contar a história do descobrimento do Brasil até fundação da cidade do Natal através da evolução das embarcações de navegação. O museu fica no Iate Clube de Natal, no bairro de Santos Reis.

Museu de Arte Sacra

Muitos conhecem a Igreja Santo Antônio, conhecida como a Igreja do Galo. Sabia que lá tem um museu? Sim, lá abriga o maior acervo de arte sacra do Rio Grande do Norte. Criado em 21 de dezembro de 1988, o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte o objetivo é “recolher, inventariar e expor objetos de arte religiosa do Estado, cujo patrimônio, pela sua qualidade e importância histórica, merece ser preservado”.

O museu possui apenas três salas que reúne um acervo com imagens de santos dos séculos XVII a XX, além de pinturas, alfaias, mobiliário, ourivesaria e prataria utilizadas no culto religioso. Tem, ainda, oratório de camarinha, voltado para a devoção doméstica.

Museu dos Minérios

O Museu de Minérios do RN possui um acervo de 1.800 peças. As amostras são de diversos materiais, desde argila, passando pelo ferro e pedras preciosas.  O espaço ocupa uma área de 670,62 m², divididos em dois pavimentos, com oito ambientes internos e fica dentro da unidade central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Memorial Câmara Cascudo

Perto da antiga catedral de Natal, existe uma estátua com a imagem de Luís da Câmara Cascudo sendo segurado por uma mão, este é o ponto de referência para adentrar ao prédio do Memorial Câmara Cascudo, um museu que visa preservar e divulgar a vida e a obra de Luís da Câmara Cascudo, abordando diversos aspectos, com destaque a biblioteca particular de Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes de diversos assuntos como folclore, religião, história, biografias e romances, conta ainda com quadros que retratam momentos marcantes da vida de Câmara Cascudo. A biblioteca é considerada “rara” por possuir obras do início do século passado e livros em diversos idiomas. Grande parte dos livros tem anotações de próprio punho de Cascudo e dedicatórias dos autores.

Museu da Imprensa

O Museu da Imprensa Oficial Eloy de Souza fica no Departamento Estadual da Imprensa, na Ribeira, onde funcionou por muitos anos o jornal “A República“. O museu existe desde 2003 e é uma homenagem ao Eloy de Souza, um dos pioneiros do jornalismo potiguar. Lá se vê como eram feitos os jornais, como as máquinas impressoras funcionavam, o conteúdo da imprensa (colunas, formas de notícias, artigos doutrinários etc., e até romances em capítulos).

Casa de Câmara Cascudo

A casa foi construída em 1900 pelo industrial Afonso Saraiva Maranhão, em forma de na forma de um chalé, e adquirida, em 1910, pelo futuro sogro de Câmara Cascudo, Desembargador Dr. José Teotônio Freire (1858-1944). Em 1947, Cascudo comprou o chalé da sua sogra Dona Maria Leopoldina Viana Freire, e lá ele viveu até o fim de seus dias, em 1986. Em 1990, ela foi tombada a nível estadual pela Portaria No. 045/90, como forma de preservação e conservação histórica.

Em 2001, o local tornou-se um museu. Na residência estão dez coleções e todo acervo bibliográfico e documental de Câmara Cascudo. Curiosidades como as paredes autografadas da biblioteca, a preciosa pinacoteca, o mobiliário de época e a coleção de comendas, são algumas das atrações da instituição, que testemunha uma vida dedicada ao saber e a cultura do Brasil.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus