Brechando/Sem categoria / Skibunda: esporte genuinamente potiguar

Skibunda: esporte genuinamente potiguar

Skibunda ou esquibunda é um esporte radical bem comum no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte. É quando pessoas adaptaram uma prancha de sandboard como um suporte para fazer com que as pessoas escorregassem sentadas. Quer dizer, você senta numa prancha no alto de uma duna e alguém lhe empurra para escorregar. Veja este…

Compartilhe:

Skibunda ou esquibunda é um esporte radical bem comum no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte. É quando pessoas adaptaram uma prancha de sandboard como um suporte para fazer com que as pessoas escorregassem sentadas. Quer dizer, você senta numa prancha no alto de uma duna e alguém lhe empurra para escorregar.

Veja este vídeo a seguir:

Qual foi a origem desta prática? Podemos dizer que surgiu junto com a prática do sandboard, que surgiu através dos surfistas de Florianópolis na década de 80. A ideia surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava bom para a prática do surfe e usada também para ensinar o surf.

Então, facilitou que surgisse o skibunda no Nordeste, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Começou com os nativos de Natal, que utilizavam uma prancha de madeira como uma forma de facilitar as escorregadas nas dunas e chamou atenção bastante dos turistas brasileiros e estrangeiros.

É uma brincadeira consiste em descer de uma duna sobre uma prancha de madeira, como falado anteriormente, e mergulhar em um rio, lagoa ou braço de mar.

Não é em qualquer duna que dá para fazer, precisa procurar um local bastante inclinado. Não é em todo lugar que pode fazer, visto que os lugares precisam estar autorizados para fazer o passeio pela Secretaria de Turismo do RN.

Quais são os lugares mais comuns?

Praia de Barra do Rio
Praia de Genipabu, que é o lugar mais popular entre os natalenses e turistas
Cabo de São Roque
Praia de Graçandu
Lagoa de Jacumã

Recentemente, os pontos turísticos estão preferindo utilizar o skibunda versão de lona, no qual desce numa lona molhada fazendo com que se escorregasse num tobogã improvisado, visto que o local foi proibido em fazer as descidas com a prancha. Alguns pontos turísticos da cidade também chamam este escorrego de lona de kamikaze.

Antigamente, o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros, era utilizado para descer de esquibunda e fazer subidas, até a proibição de subir na duna, que aconteceu nos anos 90.

Ainda tem o aerobunda, no qual o visitante faz uma tirolesa sentado e descendo sobre as dunas. O vídeo a seguir te explica melhor:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus