Skibunda: esporte genuinamente potiguar

Skibunda: esporte genuinamente potiguar

Compartilhe:

Skibunda ou esquibunda é um esporte radical bem comum no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte. É quando pessoas adaptaram uma prancha de sandboard como um suporte para fazer com que as pessoas escorregassem sentadas. Quer dizer, você senta numa prancha no alto de uma duna e alguém lhe empurra para escorregar.

Veja este vídeo a seguir:

Qual foi a origem desta prática? Podemos dizer que surgiu junto com a prática do sandboard, que surgiu através dos surfistas de Florianópolis na década de 80. A ideia surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava bom para a prática do surfe e usada também para ensinar o surf.

Então, facilitou que surgisse o skibunda no Nordeste, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Começou com os nativos de Natal, que utilizavam uma prancha de madeira como uma forma de facilitar as escorregadas nas dunas e chamou atenção bastante dos turistas brasileiros e estrangeiros.

É uma brincadeira consiste em descer de uma duna sobre uma prancha de madeira, como falado anteriormente, e mergulhar em um rio, lagoa ou braço de mar.

Não é em qualquer duna que dá para fazer, precisa procurar um local bastante inclinado. Não é em todo lugar que pode fazer, visto que os lugares precisam estar autorizados para fazer o passeio pela Secretaria de Turismo do RN.

Quais são os lugares mais comuns?

Praia de Barra do Rio
Praia de Genipabu, que é o lugar mais popular entre os natalenses e turistas
Cabo de São Roque
Praia de Graçandu
Lagoa de Jacumã

Recentemente, os pontos turísticos estão preferindo utilizar o skibunda versão de lona, no qual desce numa lona molhada fazendo com que se escorregasse num tobogã improvisado, visto que o local foi proibido em fazer as descidas com a prancha. Alguns pontos turísticos da cidade também chamam este escorrego de lona de kamikaze.

Você pode ler também:  Por que se chama parada metropolitana?

Antigamente, o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros, era utilizado para descer de esquibunda e fazer subidas, até a proibição de subir na duna, que aconteceu nos anos 90.

Ainda tem o aerobunda, no qual o visitante faz uma tirolesa sentado e descendo sobre as dunas. O vídeo a seguir te explica melhor:

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí