A próxima sexta-feira (26) começa a campanha eleitoral na televisão e no rádio. Quase 10 mil potiguares tentarão vagas para prefeito e vereador neste ano nos 163 municípios. Em Natal, existem mais de 500 candidatas à vereadores e sete para prefeito. Esses cargos são os responsáveis pela legislação municipal. As votações do primeiro turno acontecerão no dia 2 de outubro.
Os vereadores são responsáveis em administrar a lei orgânica, fiscalizar as contas do Executivo e criar leis sobre assuntos locais da cidade. Eles possuem o Poder Legislativo. Já o prefeito é o responsável em executar as ações da cidade e aprovar as leis que foram elaboradas pelos vereadores.
A partir da constituição brasileira de 1934, o cargo de prefeito passou a ser o único, em todo o Brasil, ao qual estão atribuídas as funções de chefe do poder executivo do governo local, em simetria aos chefes dos executivos da União e do estado, portanto, em forma monocrática. O mesmo é eleito por sufrágio universal, secreto, direto, em pleito simultâneo em todo o País, realizado a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro.
E trinta dias após tem lugar o segundo turno, se o eleito em primeiro lugar não atingir 50% dos votos válidos mais um voto, no caso de municípios com mais de duzentos mil eleitores. A posse dos respectivos cargos acontecem no dia 1º de janeiro do ano seguinte a eleição.
A capital potiguar existe sete candidatos à prefeitos que são: Carlos Eduardo Alves (atual prefeito), os deputados estaduais Márcia Maia, Kelps Lima e Fernando Mineiro. Além disso, tem a assistente social/sindicalista Rosália Figueiredo, o professor universitário Robério Paulino e o ambientalista Freitas Jr. Sem contar que ainda existe mais de 500 pessoas candidatos à vereadores.
Ao todo, Natal já teve 43 prefeitos e o salário que recebe é 20 mil reais/mês. Já os vereadores de Natal recebem em torno de 17 mil reais/mês.
Quais são os candidatos? Eles te representam? Quais são as estatísticas? Existe alguma cidade do Rio Grande do Norte com chapa única? Quer saber mais sobre os detalhes da eleição? Nós coletamos todos os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Veja a imagem a seguir:
*Use a barra de rolagem (caso esteja lendo pelo PC) para pegar mais informações e clique nos gráficos (disponível tanto nos computadores quanto em dispositivos móveis):
Propostas dos Prefeitos de Natal
O TRE obrigou que os candidatos criem um documento para mostrar o plano de ação para 2017 até 2020, ano que assumirão o cargo legislativo. Dentro do documento, eles falam sobre proposta na Saúde, Educação, Assistência Social, Economia e Gestão Administrativa.
O Brechando disponibiliza os PDFs da proposta dos cinco candidatos principais:
Confira a proposta de Carlos Eduardo
Confira a proposta de Márcia Maia
Robério Paulino
Fernando Mineiro
Kelps
Aplicativos “Candidaturas”
O TRE criou o aplicativo “Candidaturas” permite que o eleitor acompanhe o seu candidato e acesse as seguintes informações: nome completo do candidato, nome escolhido para a urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e, ainda, o link para o site do candidato. O dispositivo também exibe os dados da prestação de contas dos políticos.
O aplicativo está disponível tanto na App Store quanto no Google Play.
Deixe um comentário