Foto acima: Arthur Gori
A Pinacoteca do Estado, no bairro de Cidade Alta, em agosto, será um dos palcos de mais uma edição do INarteurbana. Além disso, o projeto fará algumas atividades na comunidade do Passo da Pátria, localizada às margens do rio Potengi.
O objetivo principal do projeto, criado em 2015, é desenvolver um diálogo entre a arte urbana, população e a cidade. As atividades acontecerão em Natal, Créteil (comuna localizada na França) e Areia Branca.
O Inarte quer mostrar que a arte urbana é uma expressão popular. Dentre as atividades promovidas estão a exposição, batalha de graffiti, oficina, mostra de filmes, criação e construção de espaços de convívio para as crianças e suas famílias e ações artísticas com artistas locais, nacionais e da gringa.
Com uma visão mais abrangente do que pode nos proporcionar a multiplicidade das práticas de arte urbana e com maior interesse no investimento do espaço público, as ações do INarteurbana permitirão falar de pluralidade, fronteiras, trocas, partilha, internacionalização, emponderamento social, etc.
Uma das primeiras atividades será a exposição na Pinacoteca do Estado, que já aconteceu no passado, fazendo com que o palácio se tornasse o primeiro prédio histórico do Rio Grande do Norte que recebeu a arte do graffiti, no qual acontecerá entre 25 de agosto ao 30 de setembro.
A equipe INarteurbana em colaboração com Miguel Carcará, Jean Sartief e Ricardo Nelson, selecionaram Darlon, FB, Felix, Hugh, Patavina, PazCiência, Pedro Ninja, SubTu, Toliga e Vitor Zanini para participar dessa exposição ao lado de seis artistas convidados : Arbus, Pok, Mademoiselle Maurice (FR), Bruno Otávio, Vidal e Marcelo Borges.
Durante três dias (25, 26 e 27 de agosto) a Pinacoteca Potiguar vai acolher batalhas e feira de graffiti, shows de rap e hip-hop, performances e dança de rua.
Além disso, o Passo da Pátria será terreno de oficinas, encontros sobre reciclagem e (re)apropriação do espaço público e intervenções artísticas, a artista francesa Mademoiselle Maurice construirá uma escultura participativa com material de recuperação.
Confira a programação completa a seguir:
Pinacoteca Potiguar
25, 26 e 27/08 > Batalha de graffiti com 8 artistas.
25/08 > As Cabocla’s (Show)
Saliva (Performance poética)
Esquadrão RN (Dança de rua)
26/08 > Alquimia
Esquadrão RN (Dança de rua)
27/08 > Carcará na Viagem
Esquadrão RN (Dança de rua)
Passo da Patria
25/08 > Encontro sobre reciclagem com a artista Mademoiselle Maurice
29/08 > Encontro sobre (re)apropriação do espaço publico com Claudia Gazola e convidados
29 ao 31/08 > Oficina de Origame com Max Pereira e Mademoiselle Maurice
31/08 a 01/09 > Oficina de pintura com spray com Marcelo Borges
15, 16 e 17/09 > Oficina de iniciação de graffiti com Bones
Aliança Francesa
15/09 > Debate sobre o desenvolvimento da arte urbana no RN
Inarte Filmes
Também haverá o Inarte Filmes, que difundirá, gratuitamente, vídeos de arte urbana para todas as regiões do país. A intenção é estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes de arte urbana, nacionais e internacionais. As exibições acontecerão em outubro e novembro na Aliança Francesa em Natal e todo o trabalho será curado a partir de uma convocatória.
Uma das grandes forças do INarte Filmes é propagar a produção e exibição de filmes que tenham a arte urbana como protagonista ou fio condutor.
Neste ano foram abertas as inscrições para curtas, médias e longa-metragens em qualquer técnica : podem participar obras de ficção, animação, documentário, experimental ou video-arte que tratem de exposição, pessoa, muro, graffiti, historia, instalação, pixação, intervenção ou qualquer assunto relacionado à arte urbana.
Serão aceitos filmes de todo o país e do exterior. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto a partir de um formulário online disponível no bit.ly/inartefilmes.
Deixe um comentário