O Hotel Barreira Roxa é uma escola, hotel e centro de turismo com características de excelência nacional localizado em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. É administrado em regime de parceria pelo Senac, entre outras entidades. Uma de suas funções é oferecer aos estudantes de turismo e hospitalidade do Senac um ambiente para a prática de suas funções.
Essa descrição foi retirada do Wikipedia dando a entender que o Hotel Barreira Roxa ainda está funcionando. Na teoria, pois na prática o local se encontra abandonado. Qual foi o motivo do abandono?
Há três anos, o espaço foi fechado para uma reforma que custaria 19 milhões de reais, porém quem passa na Via Costeira e olha o hotel com sinal de abandono, como a sujeira acumulada remete à lembrança de outro hotel, o Reis Magos, na praia do Meio, abandonado de fato.
O patrimônio é do Governo do Estado, mas está cedido ao Sistema S, mais precisamente ao Senac, que responde à Federação do Comércio (Fecomércio) e que coordenava a escola profissionalizante nas áreas de hotelaria e gastronomia.
Os cursos que existiam dentro do hotel foram remanejados para o Senac Centro, que fica na Rua São Tomé, na Cidade Alta. São realizados cursos de capacitação nas áreas de Alimentos e Bebidas, Hospedagem, Eventos e Operacionalização de Serviços Turísticos. Ainda as pessoas procuram estes cursos oferecidos ao Senac, visto que Natal é conhecida pelo forte setor de hotelaria.
Como o Barreira Roxa existem apenas outros que ficam na região Sudeste e era referência em questão de ensino, fazendo com que outras cidades do Nordeste lhe procurasse.
Batizado com o nome de Barreira Roxa devido à sua proximidade com uma formação rochosa de coloração roxa, o hotel está localizado na Via Costeira, área que detém o maior parque hoteleiro do Rio Grande do Norte.
O prédio foi inaugurado pelo Governo do Estado, no dia 3 de novembro de 1985, inicialmente idealizado para ser a residência oficial do governador; posteriormente teve a destinação alterada. Em abril de 2004, o lugar passou a ser administrado pelo Senac.
O portal Agora RN publicou um vídeo mostrando como está o hotel atualmente. Confira:
Deixe um comentário