Brechando/Cidades / Quais são as cidades-irmãs de Natal?

Quais são as cidades-irmãs de Natal?

Primeiro, o que é o conceito de cidade-irmã? É um encontro de duas cidades e tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Geralmente, as cidades gêmeas têm características semelhantes (demográficas, por exemplo) ou…

Compartilhe:

Primeiro, o que é o conceito de cidade-irmã? É um encontro de duas cidades e tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

Geralmente, as cidades gêmeas têm características semelhantes (demográficas, por exemplo) ou pontos e referências históricas comuns. Natal tem cidade que são parecidas?

Belém, na Palestina, é irmã de Natal
Belém, na Palestina, é irmã de Natal

Sim, a Câmara Municipal do Natal reconheceu cinco cidades internacionais que são irmãs: Belém (Palestina), Córdova (Argentina), Guadalajara (México) e Lisboa (Portugal).

A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, que têm o objetivo de assegurar a manutenção da paz entre os povos, baseada na fraternidade, felicidade, amizade e respeito recíproco entre as nações.

Vale lembrar que Belém é a cidade onde Jesus Cristo nasceu e deu origem ao feriado de Natal, 25 de dezembro, data que a cidade foi fundada. A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo. A maioria da população natalense é de religião católica e protestante.

Guadalajara, México, também é uma cidade-irmã
Guadalajara, México, também é uma cidade-irmã

Assim como Natal, a principal atividade econômica da cidade de Belém é o turismo.  Algo também em comum na cidade de mexicana de Guadalajara.

Já Córdova, na Argentina, tem em comum com a capital do Rio Grande do Norte, o grande desenvolvimento da aeronáutica.  As cidades brasileiras Fortaleza e Porto Alegre também são consideradas irmãs de Natal.

Este conceito assemelha-se à prática da correspondência na rede mundial, onde os amigos por correspondência são cidades ou vilas no seu conjunto. Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras atividades.

Cidades-irmãs é uma iniciativa do Núcleo das Relações Internacionais, que busca a integração entre a cidade e demais municípios nacionais e estrangeiros.

Em alguns casos, divisões territoriais mais vastas fazem acordos semelhantes, como é o caso de Xangai e da província de Hainan na República Popular da China e Jeju na Coreia do Sul. Curiosamente as cidades de Paris e Roma são gêmeas e possuem um acordo de aceitarem apenas cidades parceiras, o acordo se resume na frase: Apenas Paris é digna de Roma, apenas Roma é digna de Paris.

Comentários

2 respostas para “Quais são as cidades-irmãs de Natal?”

  1. Myrianna

    Esse povo de Paris e Roma se acham. kkkk Adorei o texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus