Brechando/Cidades / O que foi Whiplash?

O que foi Whiplash?

Aonde comprar aquele disco maroto do Mötorhead? Onde eu iria achar The Number of The Beast, do Iron Maiden? Queria que tivesse a Whiplash na minha vida, pois não compraria discos de heavy metal na internet. Essa loja de discos fez parte da vida dos natalenses e foi inaugurada na década de 1980 por Luziano…

Compartilhe:

Aonde comprar aquele disco maroto do Mötorhead? Onde eu iria achar The Number of The Beast, do Iron Maiden? Queria que tivesse a Whiplash na minha vida, pois não compraria discos de heavy metal na internet. Essa loja de discos fez parte da vida dos natalenses e foi inaugurada na década de 1980 por Luziano Rock Stanley, que antigamente trabalhava num outro estabelecimento que vendia discos.

Era um vasto colecionador de discos importados e outros artigos que deixaria qualquer metaleiro louco, depois começou a vender estes mesmos dentro da sua casa. A demanda cresceu e criou uma loja.

Numa época sem rede social, a propaganda feita pelas próprias pessoas ajudou para que a loja ficasse famosa e ficava no meio da Avenida Senador Salgado Filho. O local era perfeito para quem quisesse saber um pouco mais daquela música Made in England e comprar aquele disco raro. O foco dos clientes eram jovens de 15 a 22 anos.

O vídeo a seguir tem uma reportagem do SBT mostrando a loja:

O sucesso da loja fez com que criasse o selo Whiplash Records, onde lançou coletâneas e alguns artistas do Rio Grande do Norte e fazer diversas excursões para os shows de bandas gringas em outras cidades brasileiras, como São Paulo. Entretanto, uma tragédia aconteceu. No ano de 1992, Luziano faleceu após uma complicação na leucemia (atualizado no dia 24/2, às 9h22). Deixando muitos metaleiros órfãos de um dos pioneiros da divulgação deste estilo na cidade.

Loja, nunca dissociada da imagem de seu proprietário, marcou uma época definida pelo amadorismo e paixão. Apesar das dificuldades em adquirir itens caros (inflação altíssima e dólar bastante longe do real) e o consumo maior ser de adolescentes dependentes dos pais.

a_foto00002

Anos depois, um grupo criou um bar aonde funcionava o Whiplash e colocou o mesmo nome. Entretanto, o espaço fechou em meados de 2013/2014.

Uma outra loja de discos que animou os potiguares e funcionava nos mesmos moldes que a Whiplash era a Record, que funcionava na rua Ulisses Caldas, próximo da sede da Prefeitura do Natal. A loja também se encontra fechada (Atualização: A loja passou o ponto, ainda se encontra na Ulisses Caldas durante a tarde).

Comentários

6 respostas para “O que foi Whiplash?”

  1. kell Allen

    Olá gostaria de saber mais sobre a Whiplash, e as quatro bandas que estão na coletânea criada pelo Luiziano no whiplash atack I. é para uma pesquisa documental e necessitamos muito de mais informações e materiais.

  2. Luziano é um ícone do rock potiguar, ao lado de Edu Heavy – Deus guarde os dois, pois nunca serão esquecidos !!!

  3. Adriano

    A loja Records que funciona na Ulisses Caldas 169 funciona a mais de 10 anos, abre no periodo da tarde, favor corrigir…

  4. Fabio

    O Luziano morreu de leucemia, não em um acidente.

  5. Mario Rasec

    Corrigindo: Quem morreu de acidente de carro foi Edu Heavy, e muito antes. Luziano faleceu de leucemia.

  6. Daniel

    A records ainda existe na Ulises Caldas. Quem toma conta dela é Oscar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus