Mês: fevereiro 2016

  • Linhas de ônibus que fazem falta no nosso cotidiano em Natal

    Linhas de ônibus que fazem falta no nosso cotidiano em Natal

    Tem aquele ônibus que você utilizava para chegar mais rápido no seu destino e ele não existe mais? Nos últimos 20 anos, algumas linhas de ônibus de Natal sumiram juntamente com diversas empresas de ônibus. Os empresários, até o momento, não tomaram alguma atitude para retomar algumas linhas. Pelo contrário, eles estão juntando duas para se tornar uma única.

    Saudades daquele 03 que rodava o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e me fazia chegar mais rápido no curso de inglês. Também daquele 47 querido. Sente falta de alguns dele?

    A lista você confere a seguir:

    03: A linha era operada pela empresa Viação Riograndense que, desde 1951, transporta pessoas em nosso estado. O itinerário da 03 era definido com as ligações Nova Natal – Campus e Nova Natal – Mirassol. As linhas 28 e 45 também eram operadas pela Riograndense.

    Sendo uma das mais requisitadas pelos estudantes do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ausência da 03 causou um desfalque no trâmite dos mesmos.
    06012.1 Riograndense
    Foto: Josenilson Rodrigues
    Com o fechamento da empresa, as linhas 03, 45 e 28 também deixaram de circular por Nova Natal.

    10: O ônibus era um que trazia acesso aos moradores de Nova Natal, conjunto da zona Norte, para a Ribeira.  Em 26 de janeiro de 2013, as empresas Reunidas Transportes Urbanos e Trasportes Guanabara, sob ordem do SETURN, deram um apoio à população dependente da linha, que foi a junção de duas linhas 10 e 29, criando, assim, a 10/29.
    Hoje a linha se juntou com a 29
    Hoje a linha se juntou com a 29

    A nova linha tem seu terminal localizado na Av. Guararapes, no Conjunto Nova Natal.

    09: Famoso na década de 90, a linha circulava pelo conjunto Santarém, na zona Norte, e iria até o bairro das Rocas, zona Leste de Natal. Ainda tinha o 09 A, que caminhava até o bairro de Petrópolis.

    A Pirangy foi criada no final dos anos 80, após uma divisão societária da empresa Guanabara. Inicialmente, a empresa operou linhas que eram da Guanabara, com terminais na zona norte (bairros Soledade e Santarém, onde a Reunidas atua até hoje). Em 1998, conseguiu também uma adquiriu parte da TransFlor (ViaSul) e passou a operar diversas linhas da zona sul e leste (nos conjuntos Ponta Negra e Praia do Meio).

    Em 2001, após a venda para a Reunidas, a linha 09 foi extinta, restando apenas a linha 78, que atualmente opera compartilhada com a Guanabara, tendo se tornando 17/78.

    16: Fazia o itinerário Pajuçara / Petrópolis. Atualmente a linha 16 é unificada com a linha 15 que fazia a linha Pajuçara / Ribeira, formando assim, a linha 15-16 que faz o itinerário Pajuçara / Petrópolis Via Ribeira.

    1217

    47: Rodava Cidade Alta e ia ao campus da UFRN. Em 2013, entretanto, as linhas 78A e 47 se unificaram formando uma nova linha 78A-47 que faz o itinerário Santarém/ Nova Descoberta Via Ponte Newton Navarro.

    Santa Maria - 02069

    O terminal da linha 78A-47 fica situado na Rua Rio Doce (Santarém – Zona Norte) junto com a linha 73. Agora a nova linha atende as comunidades de: Santarém, Ponte Newton Navarro, Brasília Teimosa, Cidade Alta, Petrópolis, Midway Mall, Lagoa Seca, Lagoa Nova, Potilândia e Nova Descoberta.