A Prefeitura do Natal anunciou em seu site oficial que o feriado de Santos Reis, no qual é nesta quarta-feira (6), vai custar a metade do preço. Quer dizer, o passageiro, ao invés de pagar R$ 3,65, gastará apenas R$ 1,82.
O site da Prefeitura ainda diz que o benefício da tarifa social é um estímulo a mais para que a população use o transporte público nos feriados nacionais e locais tanto para o lazer como até para o trabalho.
Sobre a redução da frota, igual que acontece aos domingos, o Município não disse na nota se haverá uma quantidade limitada de ônibus ou toda a frota iria circular normalmente (tomara que não!).
Por que dia de Santos Reis?
O Dia de Reis é um feriado cristão e seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita dos três Reis Magos, que chegaram à Belém (cidade onde o messias nasceu), guiados por uma estrela, e entregaram os presentes ao bebê que acabara de nascer.
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios – sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.
Como a cidade do Natal surgiu no dia 25 de dezembro, as comemorações de dia de Reis não podiam ficar de fora. Nesta quarta-feira (6) é feriado municipal. As celebrações começam no dia 1 de janeiro, no bairro de Santos Reis, com programação religiosa com barracas de comidas, parque de diversão e shows na praça da igreja.
Deixe um comentário