Estava pesquisando algumas coisas na internet, quando eu vi algumas publicações antigas dos jornais da cidade e do interior. Essas publicações fazem parte do acervo da Biblioteca Central Zilma Mamede (BCZM), administrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É um ótimo momento para pesquisar os periódicos, visto que recentemente mais dois jornais do estado fecharam as suas portas, “O Mossoroense” e “A Gazeta do Oeste”.
Fiquei rindo com algumas propagandas daquela época, pois alguns são nada politicamente corretos, estabelecimentos que não existem mais ou simples são engraçados. Aqui mostraremos algumas imagens de jornais antigos da cidade.
Os jornais que pesquisados foram A Ordem (administrado naquela época por intelectuais católicos e hoje é um jornal administrado pela Arquidiocese de Natal), A República (conhecido por ser o primeiro jornal publicado na cidade do Natal e voltou a circular no ano passado) e Diário de Natal (1ª versão).
As propagandas mostram anúncios de remédios, comida, contato de médicos, lojas e dentre outras coisas que existiam na capital. O período marca pela urbanização e surgimento de novos bairros além da Ribeira e Cidade Alta.
Os jornais são edições de 1890 (quando começou os primeiros impressos) até a década de 1950. As propagandas, com certeza, mostram o comportamento de como era a sociedade em cada período.
Confira as imagens a seguir:
Deixe um comentário