Brechando/Cidades / O que é falado sobre Natal no Instagram

O que é falado sobre Natal no Instagram

Uma das minhas curiosidades é saber o que as pessoas falam da cidade do Natal nas redes sociais. Então, eu resolvi pesquisar a partir das tags que são publicadas nas descrições de cada postagem. Qual mídia social iria analisar primeiro? Eu resolvi procurar isso através do Instagram (depois farei uma postagem sobre o Facebook e…

Compartilhe:

Uma das minhas curiosidades é saber o que as pessoas falam da cidade do Natal nas redes sociais. Então, eu resolvi pesquisar a partir das tags que são publicadas nas descrições de cada postagem. Qual mídia social iria analisar primeiro? Eu resolvi procurar isso através do Instagram (depois farei uma postagem sobre o Facebook e o Twitter) e os resultados foram bem ecléticos, na minha opinião.

Por que eu escolhi o Instagram? Porque é uma das redes sociais mais populares entre os natalenses e existem muitos usuários nesta mídia, apesar das pessoas estão cada vez migrando para o Snapchat.

Resolvi pesquisar a partir de três tags: #natal, #natalrn e #pontanegra.

Os resultados foram variados. Primeiro, digitei #natal e apareceu quase 3,5 milhões de publicações relacionadas às tags. Algumas tinham, a maioria, alguma relação com a celebração natalina, mas a aparecia fotos da capital do Rio Grande do Norte, conforme mostrarei nestes prints a seguir:

image image

Uma das imagens de Natal postadas pelo perfil da CBF sobre o torneio de futebol feminino que acontece na cidade
Uma das imagens de Natal postadas pelo perfil da CBF sobre o torneio de futebol feminino que acontece na cidade

Uma das duas fotos mostram falam da festa de Natal:

Depois, eu utilizei a tag #natalrn e a maioria mostrava fotos de caras sarados, academia, propaganda de lanchonetes, selfies e salões de beleza. Mas também existia imagens de perfis de jornais, como a cobertura da Tribuna do Norte sobre o protesto contra o impeachment , e uma campanha educativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Por último, eu pesquisei sobre a tag #pontanegrae #natalrnbrasil, no qual a maioria das fotos mostrava a beleza da praia mais popular da cidade, daquele passeio incrível  e também de pessoas curtindo a praia, independente se fosse um fim de semana ou não. Confira os prints a seguir:

image

image

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus