São poucas homenagens aos personagens históricos do Rio Grande do Norte. Perambulando nos bairros de Tirol e Cidade Alta é comum ver ruas e avenidas em homenagem aos escritores dessas terras. Nós do Brechando listamos algumas vias que poderão ser conferidas a seguir:
1) Rua Auta de Souza
Esta rua fica no bairro de Cidade Alta e fica próximo do colégio Winston Churchil, por trás do SESC e finaliza na parte traseira do casarão do prédio administrativo onde funciona o Hospital Infantil Varela Santiago. É uma homenagem à poeta macaibense, que possui forte influência da segunda geração do romantismo e é autora do livro Horto.
2) Avenida Câmara Cascudo

Câmara Cascudo é escritor e um dos maiores folcloristas do Rio Grande do Norte. Subindo a Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira. O local fica o início do corredor cultural e a via fica a casa onde Cascudo morou por muitos anos e hoje funciona o Instituto Ludovicus, mantido pelos familiares do autor e conta um pouco da história dele.
3) Rua Ferreira Itajubá
Ferreira Itajubá foi um grande poeta no Rio Grande do Norte, cujo seu nome de batismo era Manoel Vírgilia Ferreira e possui uma rua em sua homenagem na capital potiguar, que fica no bairro das Rocas, próximo da Igreja Sagrada Família.
4) Rua Henrique Castriciano

O irmão da poeta Auta de Souza tem uma rua em sua homenagem, que fica numa das ruas do bairro da Ribeira, próximo da Praça Augusto Severo e do colégio Salesiano São José. Henrique Castriciano de Sousa foi um escritor e político brasileiro, fundador de uma instituição de ensino potiguar, a Escola Doméstica.
5) Rua Lourival Açucena
Uma pequenina rua no bairro de Tirol, onde fica uma clínica, existe a Rua Lourival Açucena. Quem é esse? Joaquim Eduvirges de Mello Açucena é considerado o primeiro poeta do Rio Grande do Norte. Sua poesia era ligada ao Romantismo, mas tinha forte relação tardia com o Arcadismo.


2 Commentários
Olá!
Meu nome é Tatiano, (é isso mesmo que vc leu), moro em Curitiba há muito tempo, mas nasci em Natal, de onde morro de saudades, e numa dessas navegações pela internet procurando coisas sobre natal esbarrei aqui. Agora, sempre que há um tempinho entro aqui pra ver fotos de Natal e ler as matérias, é a forma que encontrei de matar um pouco a saudade da minha terra que tanto amo. Adoro as curiosidades sobre locais de Natal, saber sobre o que rola aí, sobre a cena cultural principalmente… Obrigado por este espaço tão especial, que me proporciona um pouco de nostalgia e mata a saudade da minha infância em Natal. Parabéns, Lara!!!
Muito obrigada pelas palavras e continue Brechando