Brechando/Curiosidades / Qual foi o primeiro jornal publicado em Natal

Qual foi o primeiro jornal publicado em Natal

O primeiro jornal impresso publicado em Natal se chamava “A República”, foi fundado em 1890,  pelo governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão.  Não funcionava diariamente e era utilizado para difundir os ideias republicanas vanguardistas e ganhou força em meio a sociedade potiguar ao longo dos anos, sendo uma das escolas de jornalismo local. Já existia um no…

Compartilhe:

O primeiro jornal impresso publicado em Natal se chamava “A República”, foi fundado em 1890,  pelo governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão.  Não funcionava diariamente e era utilizado para difundir os ideias republicanas vanguardistas e ganhou força em meio a sociedade potiguar ao longo dos anos, sendo uma das escolas de jornalismo local.

Já existia um no Rio Grande do Norte, intitulado de “O Mossoroense”, que existe até hoje e é o terceiro jornal mais antigo do país. “A República” acompanhou grandes momentos da história brasileira, as mudanças de hábitos da sociedade potiguar e também formou diversos jornalistas da cidade.

Tanto que os jornais do “A República” são utilizados pelos historiadores como uma grande fonte de pesquisa.

O jornal republicano tornou-se mais tarde um meio de divulgação dos atos do governo e o órgão oficial do estado no ano de 1928. O periódico funcionava no bairro da Ribeira. A sua sede, atualmente, funciona o Museu da Imprensa do Rio Grande do Norte, onde possui diversas máquinas utilizadas nos primórdios do jornalismo impresso em Natal, e publica as edições do Diário Oficial do Estado (DOE).

Em 1987, o governador Geraldo Melo determinou o fim do conteúdo informativo do jornal diante das críticas que o órgão servia apenas como veículo de propaganda governamental.

Neste ano, “A República”  foi ressuscitado pelo Departamento Estadual de Imprensa (DEI), com reportagens  sobre educação, saúde, segurança, cultura e situação hídrica do Estado. As matérias são elaboradas pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. O conteúdo do jornal também já está disponível neste site.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus