Os prédios antigos mostram que Natal passou por vários momentos, bons ou ruins. Algumas edificações ajudaram a construir diversas escolas, órgãos públicos e dentre outras instituições. Nós do Brechando listamos alguns patrimônios que já tiveram diversas funções. Confira:
IFRN Cidade Alta
O campus de Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) faz parte da história da Avenida Rio Branco. A instituição
foi fundado no ínicio do século XX, mais precisamente 1914.Na gestão de Alberto Maranhão, um antigo casarão da Avenida Rio Branco foi cedido para a criação da Escola de Aprendizes Artífices, que depois passou a ser nominada de Escola Industrial de Natal.
O prédio passou por diferentes reformas, entre as décadas de 20 e 30, encampadas pelo Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico, numa das quais ganhou o piso superior e a fachada que o caracteriza. Depois, a Escola Industrial se mudou para Morro Branco.
Nesse período foi concedida à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que instalou no local, entre outros órgãos, sua Televisão Universitária, ali funcionando de 1976 a 1995.
Casa do Estudante
A Casa do Estudante também é um prédio centenário que fica no final do bairro de Cidade Alta, quase perto da Avenida do Contorno e próximo da Pedra do Rosário. É o local onde serve de moradia para vários estudantes vindos do interior do Rio Grande do Norte. Na janela do fundo consegue ver o rio Potengi e o Passo da Pátria. Apesar do sinal de abandono, o local já foi primeira sede do IFRN, Quartel da Polícia Militar, o antigo Hospital da Caridade e foi um dos símbolos da Intentona Comunista.
Sede da OAB
O prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é bastante conhecido na cidade e fica dentro do Centro Histórico. O local que hoje reúne importantes advogados do Rio Grande do Norte foi sede da Assembleia Legislativa por muitos anos.
Campus da Facex no Centro da Cidade
Esta imagem era quando ainda funcionava o Colégio Imaculada da Conceição, CIC, que fechou as portas no ano de 2012, após 110 anos de funcionamento. Era o primeiro colégio de Natal e hoje a Universidade Facex aderiu ao prédio, que manteve a estrutura idêntica ao colégio e chamou o campus de Imaculada Conceição.
Deixe um comentário