Nesta semana saiu o ranking universitário promovido pelo jornal Folha de S. Paulo. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está entre as 25 melhores do país e é considerada a quarta melhor do Nordeste. A instituição de ensino ficou na frente de centros tradicionais, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).
A lista analisou as principais universidades e contratou especialistas para avaliá-las. Eles analisaram pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.
Eles também conferiram os cursos oferecidos dentro da instituição e todos estão entre os 100 melhores do país, destacando para enfermagem, engenharia de produção, turismo, serviço social e educação física. Já o curso de jornalismo da UFRN ficou na 43ª posição, no qual se destacou com a presença do corpo docente com mestres e doutores, além da qualidade no ensino.
O jornal faz esta avaliação anual do ensino superior no Brasil desde 2012. Na edição de 2015, a listagem foi dividida em duas categorias: o ranking de universidades e os rankings de cursos.
A UFRN, atualmente tem mais de 28 mil alunos, 135 cursos e contém campus em Currais Novos, Natal, Macaíba, Caicó e Santa Cruz. É a primeira universidade do Norte-Nordeste, segundo o Índice Geral de Cursos (ICG) do Ministério da Educação e ocupa o 19º lugar entre as instituições de ensino superior do país.