Brechando/Cidades / Cotidiano da Avenida Rio Branco através de fotografias

Cotidiano da Avenida Rio Branco através de fotografias

A Avenida Rio Branco é uma das mais tradicionais. Um dos pontos importantes para a construção da capital potiguar. Apesar das mudanças, o local ainda é um dos importantes centros comerciais da cidade. Localizada no bairro de Cidade Alta, o local já recebeu o nome de Rua Nova até fevereiro de 1888. O nome é…

Compartilhe:

A Avenida Rio Branco é uma das mais tradicionais. Um dos pontos importantes para a construção da capital potiguar. Apesar das mudanças, o local ainda é um dos importantes centros comerciais da cidade. Localizada no bairro de Cidade Alta, o local já recebeu o nome de Rua Nova até fevereiro de 1888. O nome é em homenagem ao Visconde do Rio Branco, que foi um político, monarquista, diplomata e jornalista brasileiro, natural de Salvador, Bahia.

Rio Branco era nome de José Maria da Silva Paranhos e também foi ministro durante a gestão de Dom Pedro II. Até a década de 1970 havia pessoas morando na Avenida, hoje resta algumas casas, pois todas foram substituídas por lojas de diversos tipos.

IMG_7376

O local atualmente é canto onde encontra o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) e dos Servidores da Saúde (Sindsaúde). Também fica o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), onde foi palco de muitas histórias da educação do Rio Grande do Norte. O local é um dos poucos cantos que ainda mantém as cigarreiras e bancas que estão desaparecendo nas cidades aos poucos.

Além disso, tem os mais tradicionais sebos da cidade, como o Sebo Vermelho. O final da avenida é marcado pela Escola Estadual Winston Churchill.

As fotos poderão ser conferidas a seguir:

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus