Desde maio deste ano, a Prefeitura do Natal realiza uma parceria com o aplicativo Colab.re (escreve desta seguinte forma). O projeto é monitorado pela Ouvidoria Geral do Município (OGM) com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e auxiliará o cidadão a denunciar irregularidades na cidade. Sim, colocar a boca no trombone, melhor, usar os dedos para gritar os problemas.
O natalense baixa no App Store ou Google Play, faz uma conta, cria um perfil (pode ligar junto com a conta do Facebook), fotografa onde existir o problema e coloca a localização do endereço. Você pode propor, fiscalizar ou avaliar alguma obra ou serviço municipal (conforme mostra o display na imagem abaixo do título). Então, a Prefeitura recebe a informação e comunicará ao usuário quando será resolvido. Além disso, ele pode participar de comunidades, propor algum projeto ou avaliar um serviço público. A seguir uma imagem que mostra como o app é fácil de funcionar.
Natal foi a quarta capital a aderir ao sistema, que já é utilizado em Curitiba, Porto Alegre e Teresina. O Colab.re foi criado em Pernambuco no ano de 2012 e está disponível desde 27 de março de 2013. Em poucos meses de criação foi considerado um dos cinco melhores aplicativos de participação de Governo pela Organização das Nações Unidas (Onu).
Não é a primeira vez que a Prefeitura do Natal utiliza as mídias sociais como forma de interagir com o cidadão, que possui a fanpage da Prefeitura no Facebook e Twitter para denunciar as irregularidades no trânsito (@156Natal) e outro para falar dos atrativos turísticos (@ViverNatal). O Facebook da Prefeitura, por exemplo, tenta seguir os mesmos moldes da Prefeitura de Curitiba.