Brechando/Curiosidades / Tendson Silva: Colecionador de jogos de tabuleiro

Tendson Silva: Colecionador de jogos de tabuleiro

Você gosta de jogo de tabuleiro? Recentemente houve uma nova expansão deste tipo de brincadeira, graças ao jogo “Colonizadores de Catan”, que ajudou no ressurgimento na produção e venda dos chamados boardgame. No dia 25 de julho houve o 35º encontro do grupo Trampolim de Aventura, que aconteceu no centenário prédio do Instituto Federal de Educação,…

Compartilhe:
Trampolim da Aventura existe desde 1998 (Fotos: Lara Paiva)
Trampolim da Aventura foi criado por Tendson Silva (azul) e existe desde 1998 (Fotos: Lara Paiva)

Você gosta de jogo de tabuleiro? Recentemente houve uma nova expansão deste tipo de brincadeira, graças ao jogo “Colonizadores de Catan”, que ajudou no ressurgimento na produção e venda dos chamados boardgame. No dia 25 de julho houve o 35º encontro do grupo Trampolim de Aventura, que aconteceu no centenário prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), no bairro de Cidade Alta. Evento reuniu dezenas de fãs deste tipo de jogo e eu fui lá para conferir um pouco sobre como funciona o esquema.

O nome está relacionado ao Trampolim da Vitória, nome que a cidade de Parnamirim, região Metropolitana de Natal, recebeu durante a 2ª Guerra Mundial. Inicialmente era um evento destinado aos jogos de Role-Playing Game (RPG). Quer saber um pouco mais do que é e quem organiza isso?

Você, inicialmente, encontra um grupo de pessoas. Conseguiu? Vamos lá jogar. Tendson Silva, idealizador do projeto, explica as regras e até participa de algumas jogatinas. Tendson começou a colecionar desde os oito anos de idade. O grupo, Trampolim da Aventura, existe desde o ano de 1998. “Neste formato atual, com ênfase em boardgames, começou em 2006, com o inicio da exposição pública da minha coleção”, enfatizou.

Atualmente, Silva tem (acredite se quiser!) 424 jogos de tabuleiros. Ao contrário de muita gente, ele cria este evento para reunir esta galera e poder jogá-los. A coleção cresce cada vez mais!

Pequena grande coleção dos jogos
Pequena grande coleção dos jogos do Tendson

Um dos jogos que participei da brincadeira foi “Perfume”, no qual as pessoas têm que bolar as melhores fragrâncias. Quanto mais pontos, mais chances de ganhar (tipo Tele Sena!). Tendson têm preferências aos jogos europeus, continente onde ajudou a fomentar novamente a indústria de jogos.

“Sim, houve um acréscimo em todo mundo, e especificamente no Brasil estamos tendo um florescer fenomenal. Algumas estatísticas indicaram um aumento nas opções de jogos e consumo de uns 300%, em 2014”, comentou.

Tendson explicou que os jogos europeus são baseados na inteligência, ou seja, estratégicos. “Também gosto de jogos com temas variados e inusitados, regras claras e lógicas, e com tempo de jogo que não se alongue indefinidamente, e que não elimine jogadores no meio da partida”, enfatizou.

O Trampolim da Aventura se reúnem duas vezes ao mês e eles têm um grupo de mais de 600 pessoas no Facebook. Além disso, eles também participam de outros eventos ligados aos fãs da cultura dos tabuleiros, como o Yujo Fest, Saga, CIENTEC, EXPOTEC, colégio CEI, Zona Norte Lúdica, Encontro de Jogadores de RPG em Campina Grande/PB, Instituto Metrópolis Digital da UFRN, Arena das Peças em João Pessoa/PB, Joga Fortal em Fortaleza/CE, e no Retiro Lúdico em Colombo/PR.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus