Brechando/brechadas / Este prédio virou uma ocupação aos moradores sem-teto

Este prédio virou uma ocupação aos moradores sem-teto

prédio ocupação palmares natal

  Quem anda pela Ribeira e vai aos bairros das Rocas sabe dos inúmeros galpões por aí espalhados, mas completamente abandonados com as ações do tempo. E são os inúmeros motivos. Um deles é de um prédio que se transformou em ocupação Palmares em Natal. O prédio acima, por exemplo, é da Prefeitura do Natal.…

Compartilhe:

 

Quem anda pela Ribeira e vai aos bairros das Rocas sabe dos inúmeros galpões por aí espalhados, mas completamente abandonados com as ações do tempo. E são os inúmeros motivos. Um deles é de um prédio que se transformou em ocupação Palmares em Natal.

O prédio acima, por exemplo, é da Prefeitura do Natal. Fica no bairro das Rocas, perto do Grande Moinho Potiguar, hoje se encontra ocupado, mas por muito tempo foi sinal de abandono do patrimônio público. Antes, ele era usado pelos norte-americanos como uma de suas bases que fizeram na capital potiguar durante a Segunda Guerra Mundial.

O local tinha mais de 20 anos de abandono. Tinha. No verbo pretérito mesmo, passado.  Em março 2022, o Movimento de Lutas no Bairro (MLB) ocuparam ente antigo galpão e assim nasceu mais uma ocupação, em que reivindicam casas aos moradores que não tem condições em pagar um aluguel.

Eles conseguiram limpar o terreno e agora estão lutando contra o despejo da Prefeitura do Natal, uma vez que desejam a casa própria.

Vamos falar agora do prédio da ocupação Palmares em Natal e eles precisam de ajuda no prédio

Ocupação Palmares

A ocupação surgiu como uma forma de cobrar que o Município forneça melhores condições aos moradores de rua da zona Leste. Ao todo, são mais de 100 famílias que estão neste local pedindo para que tenha uma simples casa. O nome Palmares é uma homenagem ao Zumbi dos Palmares, que foi o líder da maior quilombola do Brasil.

Hoje, a ocupação tem como liderança Movimento de Lutas e Bairros, que representa politicamente os sem-teto.

Além da Palmares, atualmente quatro ocupações de famílias sem teto organizadas pelo MLB/ RN estão em atividade em Natal: a Ocupação Emmanuel Bezerra (Ribeira); a Ocupação Margarida Maria Alves (Mãe Luíza); a Ocupação Valdete Guerra (Planalto) e a Ocupação Luiz Maranhão (Jardim Progresso).

Ao todo, o MLB é responsável pela organização de, pelo menos, 20 ocupações na capital potiguar. O Movimento está presente em mais de 20 estados com ocupações urbanas sendo que, no Rio Grande do Norte, o MLB já conseguiu mais de três mil moradias desde o início de sua atuação.

Dados fornecidos pela prefeitura de Natal em 2021, mostravam que a cidade tinha um déficit habitacional de, cerca de, 70 mil moradias. No entanto, o MLB já estima que até este mês de março esse número tenha subido para 90 mil moradias. Além disso, a capital potiguar tem 70 favelas.

Em 2021, 16 famílias da Ocupação Pedro Melo, que ficava no Albergue Municipal, na Ribeira, receberam unidades habitacionais no condomínio Village de Prata, no Planalto.

Compartilhe este texto para o máximo de pessoas.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus