Mais uma casa de praia que virou um arranha-céu em Natal

Mais uma casa de praia que virou um arranha-céu em Natal

Compartilhe:

 

Achei esta bonita foto. Uma casa de praia que era utilizada para o veraneio por natalenses da elite. Você ver que ela está por cima de uma duna, numa época que não existia a regulamentação que futuramente seria o Parque das Dunas. A foto, publicada inicialmente no grupo Fatos e Fotos de Natal Antiga, é mais outra prova que o conceito de veraneio mudou ao longo do tempo.

Antigamente, as casas de praia eram utilizadas apenas para as férias e tinham que ficar longe do centro. Hoje, existem pessoas que utilizam a casa como moradia mesmo.

Sem contar que essa casa nem existe mais, uma vez que se transformou em um grande arranha-céu. Por quê?

Essa casa ficava em Areia Preta, que na época era um local longínquo e a elite natalense apenas passava no local para as férias. Somente nos anos 60, com o crescimento populacional da cidade, que fez com que o bairro fosse visto com outros olhos. Já nos anos 90 foram construídos os primeiros casarões.

De acordo com os integrantes do grupo, a casa pertencia ao Dr. Silvino Bezerra, que era um empresário bastante importante da época. No feriadão eles saíam do Barro Vermelho para se divertir em frente ao mar.

Ficava próxima ao antigo trampolim. Vamos explicar a seguir

O Trampolim

Na década de 30, Areia Preta já era uma Praia de veraneio, procurada pelos natalenses mais abastados, onde construíam as suas casas de praia, no qual já falamos sobre a História do Veraneio em Natal e Litoral do Rio Grande do Norte. Entre as décadas de 50 e 70 foi se modernizando e já era frequentada por grande parte dos moradores da cidade. Ganhou uma praça com jangada, um trampolim e um muro de contorno na sua orla. Veja como a praia era bastante agitada:

Você pode ler também:  Mais de 50 mil natalenses foram a favor do Diretas Já

O Trampolim foi instalado durante a gestão de Sylvio Pedrosa, que foi bastante criticado por construir o trampolim em um local no meio das pedras, deixando algumas vítimas de acidentes fatais. O Trampolim foi inaugurado em 1956, quando foi entregue o calçamento da avenida principal da orla. Junto com o trampolim, a balaustrada, que até hoje existe na orla da praia urbana.

A partir da década de 80, houve um descaso com a praia, onde as grandes ressacas, derrubaram parte da mureta que a margeava. Os antigos veranistas passaram a procurar a Praia de Ponta Negra e outras do litoral Sul. Essa passou a ser frequentada pelos moradores do bairro de Mãe Luíza, que fica bem próximo às suas águas. Por conta da maresia, o Trampolim caiu  junto com a ponte que levava para o caminho do equipamento. Não houve interesse da Prefeitura em instalá-lo novamente.

O local onde ficara o trampolim é onde está localizado, hoje, o letreiro com o nome Natal, instalado pela Prefeitura do Natal.

Confira como hoje está a casa atualmente

A seguir uma foto com um prédio que ocupou o lugar desta casa.

 

 

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí