A foto acima é uma relíquia histórica, uma vez que mostra a inauguração do Hospital João Machado em 15 de janeiro de 1957. Na época, ele recebia o nome de Hospital Colônia.
Em destaque está o primeiro diretor, o médico João Machado, o Dinarte Mariz quando ainda era Governador e o presidente Juscelino Kubitschek. Esta não era a primeira vez de JK em Natal, visto que ele passou pelas terras natalenses quando era candidato à presidência do país.
A imagem acima de Juscelino Kubitschek no Hospital João Machado faz parte do acervo de João Gothardo Dantas Emerenciano.
O hospital existe até hoje, na avenida Alexandrino de Alencar, próximo ao Parque das Dunas. Além do atendimento psiquiátrico, o espaço abriga leitos extras do Hospital Walfredo Gurgel.
Atualmente, funciona com pronto-socorro 24h em psiquiatria, com 70 leitos de enfermaria psiquiátrica e ainda administra uma Residência Terapêutica com 14 pacientes remanescentes de leitos de longa permanência. Assim, coloca o hospital entre os maiores do Estado.
A diretoria afirma que estão fazendo atividades de ressocialização
A Unidade vem contribuindo para a inserção de pacientes de volta ao convívio da família e da sociedade. A ressocialização é uma luta histórica dos servidores da unidade e fundamental para a humanização, desinstitucionalização dos pacientes e o desenvolvimento e ampliação de tratamentos eficazes, acabando a ideia de que os hospitais psiquiátricos e remédios são as únicas formas de tratamento.
O fim da institucionalização, portanto, possibilitou em 2020 o retorno à sociedade de quase todos os pacientes de longa permanência. Além disso, o hospital também adquiriu novos aparelhos de Raio-X, autoclave e modernização de equipamentos assistenciais. Também está consolidando sua atuação como Hospital Geral, atendendo a diversas linhas de cuidados.
Essas linhas de cuidado são: Rede de Atenção as Urgências e Emergências (RUE), Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Rede de Atenção as Doenças e Condições Crônicas.
Deixe um comentário