Home/Curiosidades / Juscelino Kubitschek veio a inauguração do João Machado

Juscelino Kubitschek veio a inauguração do João Machado

Juscelino Kubitschek João Machado

A visita de Juscelino Kubitschek para a inauguração do João Machado é a primeira dele como presidente em Natal, visto que ele só veio a cidade na campanha presidencial.

Compartilhe:

A foto acima é uma relíquia histórica, uma vez que mostra a inauguração do Hospital João Machado em 15 de janeiro de 1957. Na época, ele recebia o nome de Hospital Colônia.

Em destaque está o primeiro diretor, o médico João Machado, o Dinarte Mariz quando ainda era Governador e o presidente Juscelino Kubitschek. Esta não era a primeira vez de JK em Natal, visto que ele passou pelas terras natalenses quando era candidato à presidência do país.

A imagem acima de Juscelino Kubitschek no Hospital João Machado faz parte do acervo de João Gothardo Dantas Emerenciano.

O hospital existe até hoje, na avenida Alexandrino de Alencar, próximo ao Parque das Dunas. Além do atendimento psiquiátrico, o espaço abriga leitos extras do Hospital Walfredo Gurgel.

Atualmente, funciona com pronto-socorro 24h em psiquiatria, com 70 leitos de enfermaria psiquiátrica e ainda administra uma Residência Terapêutica com 14 pacientes remanescentes de leitos de longa permanência. Assim, coloca o hospital entre os maiores do Estado.

A diretoria afirma que estão fazendo atividades de ressocialização

A Unidade vem contribuindo para a inserção de pacientes de volta ao convívio da família e da sociedade. A ressocialização é uma luta histórica dos servidores da unidade e fundamental para a humanização, desinstitucionalização dos pacientes e o desenvolvimento e ampliação de tratamentos eficazes, acabando a ideia de que os hospitais psiquiátricos e remédios são as  únicas formas de tratamento.

O fim da institucionalização, portanto, possibilitou em 2020 o retorno à sociedade de quase todos os pacientes de longa permanência. Além disso, o hospital também adquiriu novos aparelhos de Raio-X, autoclave e modernização de equipamentos assistenciais. Também está consolidando sua atuação como Hospital Geral, atendendo a diversas linhas de cuidados.

Essas linhas de cuidado são: Rede de Atenção as Urgências e Emergências (RUE), Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Rede de Atenção as Doenças e Condições Crônicas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus