Brechando/Artistas Potiguares / Vinda de Lampião à Mossoró já virou quadrinhos em 1981

Vinda de Lampião à Mossoró já virou quadrinhos em 1981

Lampião

Vinda de Lampião à Mossoró já virou quadrinhos em 1981, no qual se tornou importante na história da HQ potiguar.

Compartilhe:

No ano de 1981, a revista Igapó divulgou o quadrinho “Lampião em Mossoró”, de Emanuel Amaral e Alcides Sales. O primeiro era responsável pelo roteiro e Sales, por conseguinte, com o desenho.

A revista “Igapó” consistia em contar episódios da história do RN em quadrinhos. E a obra foi um dos maiores sucessos do Grupo de Pesquisa e Histórias em Quadrinhos, o GrupeHq.

Eles narram a história de que o povo de Mossoró resolveu atacar de volta o cangaço e influenciou no tradicional espetáculo “Chuva de Balas no País de Mossoró”.

Confira a capa do HQ a seguir:

 

Capa do HQ

 

A série tem em torno de trinta páginas e deixou um gostinho de quero mais, para os amantes dos quadrinhos potiguares.

Após o primeiro número, a publicação entraria em hiato devido a Amaral ter passado cinco anos morando no estado do Acre. Entretanto, voltaram a publicar em 1987, narrando a história do cangaceiro Jesuíno Brilhante. Outra edição de destaque foi a edição que relata as consequências da Revolução Francesa, desenhada por Evaldo Oliveira e noticiada nacionalmente em jornais de grande porte.

Como resultado, a revista Igapó ao todo nove edições produzidas até 1989.

O jornalista Paulo Ricardo escreveu uma resenha para falar desta quadrinho, que pode ser lida na integra a seguir. Foi nesta matéria de Paulo que coletei as informações.

A vinda de Lampião

Era junho de 1927 e há dias os mossoroenses temiam pela invasão do Virgulino Ferreira, conhecido como Lampião.

Horas antes, ele e seu bando atacaram a vizinha vila de São Sebastião, hoje a cidade de Governador Dix-Sept Rosado.

O coronel Rodolfo Fernandes, o prefeito de Mossoró, já havia alertado, nos últimos dias, sobre o perigo do ataque do rei do cangaço ao município. A maioria dos habitantes, no entanto, parecia não acreditar.

Entretanto, o coronel resolveu montar um plano e atacar Lampião de volta. Para ler mais sobre este ataque, veja esta matéria aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus