Pesquisando na internet a palavra Juno significa “juventude”, “rainha dos deuses” ou “aquela que nasceu em junho”. Juno é um nome de origem mitológica, que se originou a partir do latim Iuno ou iuvenes, que pode ser traduzido como “juventude”. Em comparação com a mitologia grega, Juno era equivalente à deusa Hera. Para quem não sabe, esta deusa era a mulher de Zeus. Também madrasta de Hércules, no qual ela tentou lhe matar de diversas formas. Além disso, botava as amantes do principal deus grego para correr. Assim como a sua xará da Grécia, o artista Juno quer assombrar aqueles que te perturbam, sendo que de uma forma diferente, através da música.
Junto ou “Apenas Juno” é um alter ego do publicitário e multiartista potiguar Jonathan Souto. Torna-se parte dominante, destruindo os limites entre personagem e vida real. Recentemente, no entanto, lançou primeiro single no início de outubro.
Agora vamos falar do single do Juno
A música intitula-se “Mais aceso que o diabo”, no qual o artista se inspirou no texto “O Círculo de Giz Caucasiano” do autor alemão Bertolt Brecht. A canção trata principalmente do desejo puramente carnal entre duas pessoas e o amor vivido à distância, temática mais do que presente na atualidade.
Para quem não sabe, Bretch revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação, mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de consciencialização e politização. Como resultado, ele utilizou pautas progressistas nos palcos, colocando a Alemanha Nazista de cabelo em pé.
Juno ou Apenas Juno
Além do texto de Brecht, o artista inspirou-se também no expressionismo alemão, passando por trabalhos cinematográficos como Nosferatu e Gabinete do Doutor Caligari. Como resultado, transforma-se na bagagem que serve como referencial estético para todo o teor poético e visual do single.
Nosferatu é um clássico do terror alemão, no qual o corretor de imóveis Hutter precisa vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha e se interessa por Ellen, a mulher de Hutter. Ou seja, utilizando elementos do trash, terror e tudo que é considerado profano, o Juno está curtindo.
Mas, será que o clipe realmente está ligado? Pelas fotos de Ian Rassari mostra que sim, mas a música na íntegra você ver aqui.
Questão LGBT de Juno
Ao mesmo tempo que a letra cria um paralelo entre o ato sexual como um rito que beira uma espécie de possessão, tudo é descrito com a delicadeza necessária e detalhes tão interessantes quanto instigantes. Ao longo dos 3 minutos a canção cria paralelos entre o espiritual e o carnal, brincando com desejo e sensualidade de forma tão natural a ponto de imergir em um universo livre de tabus, julgamentos ou preconceitos, pautas que costuram episódios de toda uma vida quando se é um artista parte da comunidade LGBTQIA+.
Sou Lara Paiva, tenho 31 anos e trabalho como jornalista e publicitária, ambas formações foram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, trabalho com publicidade e assessoria de imprensa, além de fazer mestrado.
Brechando é um blog desenvolvido desde o ano de 2015, onde conta histórias e curiosidades do Rio Grande do Norte por meio do jornalismo gonzo, além de um texto com característica única.
Arquivo
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Deixe um comentário