Brechando/Curiosidades / A evolução dos uniformes do IFRN em 100 anos

A evolução dos uniformes do IFRN em 100 anos

uniformes do IFRN

Os Institutos Federais que conhecemos hoje tiveram, no entanto, em outras épocas, diversas denominações e mudanças em seus uniformes. Sua origem, em 1909, deu-se com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, sendo considerado o acontecimento mais marcante do ensino profissional da Primeira República, que finaliza com o surgimento do governo de Getúlio Vargas. Além…

Compartilhe:

Os Institutos Federais que conhecemos hoje tiveram, no entanto, em outras épocas, diversas denominações e mudanças em seus uniformes. Sua origem, em 1909, deu-se com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, sendo considerado o acontecimento mais marcante do ensino profissional da Primeira República, que finaliza com o surgimento do governo de Getúlio Vargas. Além disso, uma das funções dessas escolas era formar operários e contramestres, uma vez que atendiam às exigências do capital naquele período, atendendo aos interesses da classe dominante. Essas escolas passaram por diversas modificações até chegarem aos atuais Institutos Federais.

Assim como a escola mudou ao longo dos anos, o IFRN também teve seu uniforme modifcado ao longo do tempos, trazendo uma certa nostalgia aos ex-alunos. Por isso, o Brechando achou as fotos dos antigos uniformes do IFRN e você vai ver a evolução deles. Confira a sequência, portanto, a seguir.

Anos 50, um dos primeiros uniformes do IFRN parecia farda do Exército Brasileiro
Anos 90 quando ainda era Etfrn
uniformes do IFRN
Um dos uniformes conhecidos era o jaleco azul do Etfrn (Foto: Facebook)
Cefet nos anos 2000s
Farda atual do IFRN (Foto: Marinha)

E, aí? Qual o uniforme que você prefere? Deixe aqui, portanto, nos comentários e compartilhe para as pessoas. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus