Brechando/Cidades / Já viu este prédio da OAB em Natal?

Já viu este prédio da OAB em Natal?

Atualmente no bairro de Candelária, próximo do Ministério Público. Por muitos anos a sede potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ficava na antiga avenida Junqueira Aires. Entretanto, hoje a via recebe o nome de avenida Câmara Cascudo, uma vez que a casa do folclorista também fica na região. A antiga sede está envolta…

Compartilhe:

Atualmente no bairro de Candelária, próximo do Ministério Público. Por muitos anos a sede potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ficava na antiga avenida Junqueira Aires. Entretanto, hoje a via recebe o nome de avenida Câmara Cascudo, uma vez que a casa do folclorista também fica na região. A antiga sede está envolta de vários prédios históricos, como o Solar Bela Vista, a Praça das Mães, a casa de José Mauro de Vasconcelos e entre outros.

Por isso, vamos contar a história do prédio e como ele está hoje em dia.

Quando ele passou para OAB

A primeira sede do antigo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Norte funcionou, provisoriamente, em uma das salas Instituto Histórico e Geográfico do RN, próximo do Palácio Potengi, antiga Governadoria. no Teatro Municipal e na Associação Comercial. Até 1978 esteve na Rua da Conceição, onde atualmente é a sede do Poder Legislativo. Depois, passou para antiga Av. Junqueira Ayres.

Antes, o prédio com estilo arquitetônico de art nouveau foi por muito tempo sede da Assembleia Legislativa.

 

O prédio tem projeto de autoria do Arquiteto Herculano Ramos, contratado pelo Governador Augusto Tavares de Lyra, no qual construiu para ser a sede das reuniões dos deputados estaduais. Depois, o Tribunal de Justiça utilizou o prédio como sede, antes de se mudara a Praça Sete de Setembro.

Mudança aconteceu a partir de uma permuta

Nesse período administrativo, em assembleia geral extraordinária, realizada no dia 16 de abril de 1974, o Presidente Eider Furtado esclareceu que a convocação dizia respeito ao pedido de autorização da Corporação dos Advogados para realizar a permuta da atual sede na Rua da Conceição, que seria demolida para ali ser erguida a sede do Poder Legislativo, pelo prédio onde funcionava o Tribunal de Justiça do Estado, na então Av. Junqueira Ayres.

Tombamento

O local é tombado pela Fundação José Augusto (FJA) desde 1992. Como resultado, não pode sofrer alterações na sua estrutura original.

Entretanto, no ano de 2016, a sede da OAB passou para o bairro de Candelária, zona Sul de Natal. O objetivo inicial era a criação do Museu da OAB/RN e do Memorial dos Advogados. Até agora nada rolou.

Atualmente, como o prédio da OAB em Natal anda

Em 2019, a OAB, em entrevista para Tribuna do Norte, comentou que tinham planos com o antigo prédio, uma vez que reconheciam o valor histórico. Esta decisão, no entanto, cabia na Comissão de Cultura e Artes, no qual tem como membros advogados com interesse na área cultural.

Além disso, o prédio está com problemas nas instalações elétricas e hidráulicas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus