Brechando/Curiosidades / Já ouviu falar do bairro Salinas?

Já ouviu falar do bairro Salinas?

Salinas

Atravessou a ponte de Igapó, de um lado tem São Gonçalo do Amarante e depois Igapó. No entanto, numa frestinha, bem pequeninha está o bairro de Salinas, que tem apenas 331 habitantes, segundo o censo 2010 do IBGE. Como resultado é o local onde tem a menor concentração de moradores da capital potiguar. A expectativa,…

Compartilhe:

Atravessou a ponte de Igapó, de um lado tem São Gonçalo do Amarante e depois Igapó. No entanto, numa frestinha, bem pequeninha está o bairro de Salinas, que tem apenas 331 habitantes, segundo o censo 2010 do IBGE. Como resultado é o local onde tem a menor concentração de moradores da capital potiguar. A expectativa, se rolar o Censo 2021, é de que o bairro tenha mais de 700 habitantes.

Antes de ser povoado, o local era espaço para criação de camarões.

O bairro existe desde 1993, onde a Prefeitura transformou a então favela Beira-Rio (que se separa da favela do Mosquito por conta do rio Potengi e a Ponte de Igapó) em um bairro. Muita gente, principalmente nos noticiários ainda chamam Salinas de Beira-Rio.

E a previsão que o bairro ainda continue com mesos pessoas. De acordo com dados da Prefeitura do Natal, Salinas foi um dos bairros que teve o menor crescimento na última década.

A maioria dos moradores de Salina recebem quase a metade de um salário mínimo. Ou seja, em torno de 500 reais. Sem contar que 35% da população não é alfabetizada.

Pelo fato de ficar próxima do mangue, o bairro está coberto, em sua totalidade, pela Zona de Proteção Ambiental – 8 (ZPA –8), que compreende o estuário do Rio Potengi e o Manguezal, em simultâneo o lixo não se coleta corretamente. Corresponde a uma área com características frágeis, do
ponto de vista ambiental, a ser regulamentada.

Por ser um bairro diminuto, o local não tem unidades de segurança pública e praças, apenas uma quadra de esporte. Além da Beira-Rio, lá que fica o conjunto Panorama, que faz fronteira com o bairro Potengi, embora no Google Maps aponta que o conjunto não fique no bairro de Salinas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus