Brechando/Cidades / Que significa o termo “buliçoso”

Que significa o termo “buliçoso”

buliçoso

Quando era pequena, o meu avô Gilberto adorava me chamar de buliçosa e por muito tempo não entendia este apelido. Só soube depois que o termo era tipicamente nordestino, visto que meus amigos do Sudeste ficavam questionando o motivo. Afinal, o que significa o termo buliçoso? De acordo com o dicionário, o termo é uma…

Compartilhe:

Quando era pequena, o meu avô Gilberto adorava me chamar de buliçosa e por muito tempo não entendia este apelido. Só soube depois que o termo era tipicamente nordestino, visto que meus amigos do Sudeste ficavam questionando o motivo. Afinal, o que significa o termo buliçoso?

De acordo com o dicionário, o termo é uma referência à uma pessoa agitada e inquieta. Entretanto, é uma pessoa esperta e ativa. Além disso, pode se referir uma pessoa que é curiosa e gosta de mexer nas coisas que tem interesse.

O pesquisador Weider Rocha de Abreu estudou o dialeto goiano, que mistura termos nordestinos e sudestinos, no qual também utiliza o termo “buliçoso”. Segundo o estudioso, a palavra tem origem portuguesa e é um derivado de bulir, no qual as variantes deste verbo foram criadas pelos nativos brasileiros, mais precisamente da região Norte-Nordeste, assim surgiu o buliçoso.

Bulir é um verbo intransitivo e é um sinônimo para a agitar, trabalhar, tocar e mexer. Isto mostra que o português do Brasil é uma adaptação dos costumes dos portugueses com os povos nativos.

Afinal, você é uma pessoa buliçosa? Deixe aqui o seu comentário.

A cantora Paula Erica fez uma música com o termo buliçoso

O termo é tão interessante e nordestino que a cantora Paula Érica resolveu falar de um amor bem nordestino. A música “Amor Buliçoso”, visto que suas músicas mostram um tom de nordestinidade. A escolha do termo é uma alusão às suas origens no sertão, pois nasceu em Currais Novos.
A seridoense é cantora, compositora, poetisa e traz em sua trajetória artística experiências como atriz e produtora cultural, fazendo participação como compositora e intérprete em discos de outros artistas e em alguns festivais de música potiguar.

Paula acredita que sua identidade musical está relacionada às questões do cotidiano, à vida e suas travessias. Sua música transita entre os principais ritmos e sons brasileiros numa linguagem corporal e poética  que se tornou uma importante expressividade de suas composições.O single traz apenas uma de suas faces, deixando o gostinho do que virá neste projeto que apresentará 6 lançamentos no ano, desembocando na concretude do seu primeiro EP, mesclando áudio e vídeos.

Para ouvir a música, dê o play, portanto, a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus