Quando era pequena, o meu avô Gilberto adorava me chamar de buliçosa e por muito tempo não entendia este apelido. Só soube depois que o termo era tipicamente nordestino, visto que meus amigos do Sudeste ficavam questionando o motivo. Afinal, o que significa o termo buliçoso?
De acordo com o dicionário, o termo é uma referência à uma pessoa agitada e inquieta. Entretanto, é uma pessoa esperta e ativa. Além disso, pode se referir uma pessoa que é curiosa e gosta de mexer nas coisas que tem interesse.
O pesquisador Weider Rocha de Abreu estudou o dialeto goiano, que mistura termos nordestinos e sudestinos, no qual também utiliza o termo “buliçoso”. Segundo o estudioso, a palavra tem origem portuguesa e é um derivado de bulir, no qual as variantes deste verbo foram criadas pelos nativos brasileiros, mais precisamente da região Norte-Nordeste, assim surgiu o buliçoso.
Bulir é um verbo intransitivo e é um sinônimo para a agitar, trabalhar, tocar e mexer. Isto mostra que o português do Brasil é uma adaptação dos costumes dos portugueses com os povos nativos.
Afinal, você é uma pessoa buliçosa? Deixe aqui o seu comentário.
A cantora Paula Erica fez uma música com o termo buliçoso
Paula acredita que sua identidade musical está relacionada às questões do cotidiano, à vida e suas travessias. Sua música transita entre os principais ritmos e sons brasileiros numa linguagem corporal e poética que se tornou uma importante expressividade de suas composições.O single traz apenas uma de suas faces, deixando o gostinho do que virá neste projeto que apresentará 6 lançamentos no ano, desembocando na concretude do seu primeiro EP, mesclando áudio e vídeos.
Deixe um comentário