Que significa o termo “buliçoso”

Que significa o termo “buliçoso”

Compartilhe:

Quando era pequena, o meu avô Gilberto adorava me chamar de buliçosa e por muito tempo não entendia este apelido. Só soube depois que o termo era tipicamente nordestino, visto que meus amigos do Sudeste ficavam questionando o motivo. Afinal, o que significa o termo buliçoso?

De acordo com o dicionário, o termo é uma referência à uma pessoa agitada e inquieta. Entretanto, é uma pessoa esperta e ativa. Além disso, pode se referir uma pessoa que é curiosa e gosta de mexer nas coisas que tem interesse.

O pesquisador Weider Rocha de Abreu estudou o dialeto goiano, que mistura termos nordestinos e sudestinos, no qual também utiliza o termo “buliçoso”. Segundo o estudioso, a palavra tem origem portuguesa e é um derivado de bulir, no qual as variantes deste verbo foram criadas pelos nativos brasileiros, mais precisamente da região Norte-Nordeste, assim surgiu o buliçoso.

Bulir é um verbo intransitivo e é um sinônimo para a agitar, trabalhar, tocar e mexer. Isto mostra que o português do Brasil é uma adaptação dos costumes dos portugueses com os povos nativos.

Afinal, você é uma pessoa buliçosa? Deixe aqui o seu comentário.

A cantora Paula Erica fez uma música com o termo buliçoso

O termo é tão interessante e nordestino que a cantora Paula Érica resolveu falar de um amor bem nordestino. A música “Amor Buliçoso”, visto que suas músicas mostram um tom de nordestinidade. A escolha do termo é uma alusão às suas origens no sertão, pois nasceu em Currais Novos.
A seridoense é cantora, compositora, poetisa e traz em sua trajetória artística experiências como atriz e produtora cultural, fazendo participação como compositora e intérprete em discos de outros artistas e em alguns festivais de música potiguar.

Paula acredita que sua identidade musical está relacionada às questões do cotidiano, à vida e suas travessias. Sua música transita entre os principais ritmos e sons brasileiros numa linguagem corporal e poética  que se tornou uma importante expressividade de suas composições.O single traz apenas uma de suas faces, deixando o gostinho do que virá neste projeto que apresentará 6 lançamentos no ano, desembocando na concretude do seu primeiro EP, mesclando áudio e vídeos.

Você pode ler também:  O que foi mais buscado pelos potiguares pelo Google?
Para ouvir a música, dê o play, portanto, a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí