Brechando/Cidades / Matuzalém, um potiguar que desafiou a Fifa

Matuzalém, um potiguar que desafiou a Fifa

Matuzalém

Matusalém é um personagem bíblico do Antigo Testamento, conhecido por ser o que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos. Filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé, o mesmo que fez a arca que abrigou todos os animais em um dilúvio. No Rio Grande do…

Compartilhe:

Matusalém é um personagem bíblico do Antigo Testamento, conhecido por ser o que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos. Filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé, o mesmo que fez a arca que abrigou todos os animais em um dilúvio. No Rio Grande do Norte temos um Matusalém, que não tem 900 anos e sua grafia é com a letra Z. Portanto, se escreve Matuzalém e ele agiu como Davi ao enfrentar um gigante Golias, chamado Federação Internacional de Futebol, conhecida mundialmente pela sigla Fifa e vamos contar a sua história a seguir.

Na Justiça da Suíca ele consegiu garantir o seu direito de continuar sendo jogador, o que a entidade queria negar. O resultado é considerado histórico e um golpe no que o tribunal chamou de ‘caráter abusivo da entidade máxima do futebol’.

Francelino Matuzalém da Silva nasceu em Natal e aos 15 anos deixou a cidade para jogar na base do Vitória. Em 1999, ele partiu para Europa onde jogou em vários clubes europeus, em destaque os italianos Napoli e Parma. Em 2009 jogava no Shaktar Donetsk da Ucrânia, mas rompeu seu contrato com o clube, abandonou o país e foi jogar no Real Zaragoza, na Espanha. No mesmo ano, o clube espanhol e o brasileiro foram condenados a pagar € 12 milhões como pena pela transação ilegal. Em 2010, diante do fato de que o dinheiro não havia sido depositado. A Fifa então estabeleceu mais uma multa e deu um prazo para seu pagamento. Se isso não ocorresse, o brasileiro estaria impedido de voltar aos campos de forma profissional pelo resto de sua vida.

O caso chegou ao Tribunal Arbitral dos Esportes, que deu ganho de causa para a Fifa. Os advogados do jogador decidiram ir além e, num gesto raro, questionaram a decisão na corte comum suíça. Então foi parar no Tribunal Superior, o equivalente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil.  Assim, no ano de 2012, corte máxima do país determinou que a Fifa havia sido abusiva em sua punição e revogou a decisão do Tribunal Arbitral dos Esportes, uma decisão ainda mais rara.

Para os juizes, a pena foi “incompatível com a ordem pública”. De acordo com o tribunal, a lei da entidade máxima do futebol foi um “atentado grave contra os direitos da pessoa” e que penalidades por conta da violações de contrato devem ter limites. Pela determinação dos juízes suíços, Matuzalém ficou “livre para arbitrar” em relação ao local onde jogará e que sua “liberdade econômica será ilimitada na medida que as bases de sua existência econômica seja colocada em risco”.

A decisão marcou uma transformação radical nas leis da Fifa e uma derrota para o poder ilimitado de clubes sobre seus jogadores. Em 2018, ele se afastou dos gramados e no ano passado foi reportagem no Globo Esporte daqui (a foto que coloquei nesta postagem foi de lá) , onde contou o seu retorno à capital do Rio Grande do Norte, a entrevista você confere neste link.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus