Brechando/Cidades / Transformando uma delegacia abandonada em arte

Transformando uma delegacia abandonada em arte

Em Neópolis, mais precisamente no conjunto Pirangi, próximo da avenida das Alagoas, a principal do bairro, havia um prédio da Secretaria do Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC), onde funcionou a Delegacia de Plantão zona Sul e o Centro de Detenção Provisória (CDP), onde as pessoas presas são encaminhadas enquanto não vão aos presídios existentes…

Compartilhe:

Em Neópolis, mais precisamente no conjunto Pirangi, próximo da avenida das Alagoas, a principal do bairro, havia um prédio da Secretaria do Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC), onde funcionou a Delegacia de Plantão zona Sul e o Centro de Detenção Provisória (CDP), onde as pessoas presas são encaminhadas enquanto não vão aos presídios existentes no Rio Grande do Norte. Recentemente, o prédio se encontrava abandonado e ninguém utilizava o prédio para realização de atividades para Sejuc ou outro órgão do Governo do Estado. Atualmente, as duas repartições citadas inicialmente neste parágrafo está na Avenida Prudente de Morais.

Tudo isso começou no ano de 2017, quando a Sejuc começou a desativar as CDPs devido a falta de estrutura de funcionamento sob a justificativa como déficit de pessoal e insegurança, além de problemas na estrutura física e falta de instalações sanitárias adequadas. Em setembro de 2018, o CDP do bairro, que mantinha 89 presos, foi desativado e o prédio que já estava caindo aos pedaços, o abandono fez com que o local fosse depredado, a sujeira piorasse e ficasse com aquele aspecto de cemitério de concreto.

Onde está abandonado, a arte urbana se apossa rapidamente. Em dezembro do ano passado, alguns grafiteiros da cidade resolveram deixar o prédio abandonado, mostrando a sua identidade e também deixando mensagens de cunho político, como pedir que utilizem este prédio para fazer moradias populares para aqueles que não tem condição de comprar casa, uma vez que o espaço se tornou “lar” para aqueles que moram nas ruas. Até um carro que foi abandonado no estacionamento da delegacia também virou graffiti.

 

 

No entanto, alguns confundem a arte urbana com vandalismo. Como essa página com temática policialesca a seguir:

Atualmente, os Centros de Detenção Provisória existem em Apodi, Ceará-Mirim, Jucurutu, Macaíba, dois em Parnamirim (Feminino e Masculino) e Zona Sul. Na Zona Norte, só funciona uma delegacia de plantão.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus