A Copa do Mundo está entrando em sua última semana. Independente se vai ganhar o Brasil ou a Bélgica nesta sexta-feira (6), vejo que esta foi uma das copas mais otimistas que os brasileiros estiveram com o time de jogadores de futebol que estavam representando o país, embora que o campeonato tenha passado pelas terras brasileiras na edição anterior. Só olhar no aumento da decoração nas vias da cidade.
Quase todas as ruas da capital potiguar estavam pintadas de verde e amarelo. Se não era na calçada, era nos muros. Ou até nas fitas que estavam penduradas nos postes. Alguns até aproveitaram os festejos juninos e utilizaram as as bandeirolas com a cor do uniforme.
As pessoas querem mesmo que o time brasileiro ganhe e enterre, de vez, o episódio do 7×1 contra a Alemanha.
Por falar em uniforme, as principais ruas de Natal estão cheias de camisetas parecidas da seleção brasileira e todas querendo ou a de Neymar ou Philipe Coutinho, os principais jogadores e os que mais destacaram neste evento. Em suma, as pessoas estão otimistas que o país vai fazer um bom resultado e garantir o hexacampeonato (Brasil já ganhou em 1952, 1962, 1970, 1994 e 2002), visto que os times considerados mais fortes estão sendo eliminados pouco a pouco.
O Brechando rodou os bairros de Tirol, Neópolis, Nova Descoberta, Lagoa Nova e Capim Macio para mostrar que os natalenses também estão animados com um dos maiores eventos esportivos existentes, apesar de não ter uma imagem ao vivo com a bateria da Malandros do Morro (Escola de Samba da cidade) tocando ao vivo, como o Olodum em Salvador na Rede Globo. Selecionamos bairros abastados e periféricos para mostrar que todos estão na mesma onda.
Nós procuramos fotografar os mínimos detalhes das casas, asfaltos e muros destes torcedores, que alguns inclusive se arriscam em colocar um tecido no capô do carro. É neste período que as cores gritam mais alto e as pessoas parecem que estão de bom humor, principalmente no dia que tem uma partida. Você pode não gostar de futebol e muito menos entender de pênalti, mas vai gritar gol com os seus amigos.
As fotos estão bem coloridas para mostrar como esse período no Brasil é bem alegre, dinâmico e até arrisco em dizer em homogêneo, visto que todo mundo quer deixar a sua residência bem patriota. Queira que não queira, o futebol é uma tradição brasileira e é um dos três assuntos mais falados na mesa de família, depois de política e religião.
Confira as imagens a seguir:
Deixe um comentário