O artista Guaraci Gabriel é escultor e desde a década de 80 utiliza sucatas como peças para as suas obras. Começou guardando sucata na empresa que trabalhava em Mossoró, no qual o dono foi um dos maiores incentivadores de seu trabalho. Ele nasceu em São Pedro do Potengi e reconhecido mundialmente. Já participou de quatro bienais internacionais, e países como Cuba, França e Áustria já conhecem o seu trabalho.
A instalação Guerra e Paz, por exemplo, de 1998, consta no Guiness Book, o Livro dos Recordes, como a maior escultura já feita em material reciclado no mundo inteiro. Ele usou materiais como destroços de aeronaves caças F5, 1 caldeira, tubos de ferro e ossos.
A base técnica para a elaboração dos seus trabalhos ele traz do curso de Edificações, feito na antiga ETFRN, atual Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde teve aulas com o Thomé Filgueira.
No ano passado, 12 obras deles foram expostas no SESC do bairro de Cidade Alta, mostrando os seus 12 trabalhos mais importantes. Em 30 anos de carreira o artista já concretizou mais de 30 obras de grande porte.
O Brechando selecionou algumas obras do artista (peguei as fotos no seu perfil no Facebook), no qual nas legendas colocaremos aonde foram expostas em que ano. Confira as obras selecionadas a seguir:
Menção honrosa para Guerra e Paz de Guaraci Gabriel
Como falamos anteriormente, ela entrou no Guines Book por ser a maior obra em material reciclado de metal pesando 50 toneladas. Na época foi exposta na Via Costeira.
De acordo com Guaraci Gabriel, em seu blog, a obra que representa o conflito da humanidade. O equilíbrio entre as forças antagônicas da existência humana. Onde no plano horizontal consta uma mandâla divida em duas partes, de um lado 5 carcaças de aeronaves de guerra destroçadas e ossos e do outro lado composta por tubos brancos, delineados com 50 flecha formando o símbolo de in e Yang.
E na vertical uma base de lançamento de foguete , na cápsula principal o símbolo de Paz utilizado nos anos 60 pelo movimento Ripie. Na ocasião da inauguração da obra, foi executada a performance do artista que com as vestes de Papa fazia a contagem regressiva para o lançamento do foguete, iniciando um show pirotécnico.
Deixe um comentário