Brechando/Utilidade Pública / O que é um surto psicótico?

O que é um surto psicótico?

Muitos ficaram rindo deste vídeo e compartilhando na internet: https://www.youtube.com/watch?v=CMgAIF9y2A8 No mês passado, um estudante teve um surto psicótico enquanto estava sacando dinheiro numa agência bancária e ficou falando do nome do desenho “Pokémon”, que recentemente virou um jogo. Porém, estamos em campanha do setembro amarelo, que previne o suicídio e outras doenças mentais. Nós…

Compartilhe:

Muitos ficaram rindo deste vídeo e compartilhando na internet:

https://www.youtube.com/watch?v=CMgAIF9y2A8

No mês passado, um estudante teve um surto psicótico enquanto estava sacando dinheiro numa agência bancária e ficou falando do nome do desenho “Pokémon”, que recentemente virou um jogo. Porém, estamos em campanha do setembro amarelo, que previne o suicídio e outras doenças mentais.

Nós vamos falar do surto psicótico, que pode acontecer com todo mundo, visto que um depressivo pode ter isso também.

Um surto psicótico é caracterizado pela perda da noção de realidade e por uma desorganização do pensamento. Trata-se de um quadro preocupante, pois não sabemos qual será a evolução. Pode ser um surto psicótico breve indo até a esquizofrenia, um quadro mais grave. Pode também fazer parte de uma Depressão Psicótica.

Muitas vezes a pessoa não tem sentimento de doença ou seja não percebe que está fora da sua normalidade e por isso recusa tratamentos.

É uma desorganização mental grave e não tem poder para induzir outras mentes a fazer o mesmo. Quando os surtos psicóticos começam antes dos 30 anos o prognóstico é pior. A idade de início da esquizofrenia no homem (15 a 25 anos) é menor que na mulher (25 a 35 anos). Isso ocorre pelas diferenças entre fontes de estresse e hormônios entre homens e mulheres.

Um sintoma muito importante seria a desconfiança; o paciente sente que os outros estão olhando para ele, falando dele, rindo dele ou planejando algum mal contra ele.

Durante o surto podem ocorrer manifestações de paranoia, alucinações e delírios. O surto geralmente dura algumas semanas e pode ser encurtado de acordo com a medicação administrada. A medicação também pode impedir um surto ou torná-lo menos grave se ocorrer.

Os sintomas podem ser detectados poucos dias antes que este entre em crise. Sendo assim, é muito importante acompanhar pacientes nesta situação a fim de medicá-los antes do início do surto.

A duração de uma crise psicótica varia de acordo com suas causas, e seu tratamento pode variar de acompanhamento médico ao uso de remédios.

O surto pode ser desencadeado por causas psiquiátricas (esquizofrenia, transtorno bipolar, uso e abstinência de substâncias etc.) ou condições médicas (infecções, condições pós-operatórias, intoxicação por medicamentos etc.). Um surto psicótico é uma emergência médica e exige tratamento especializado.

Como agir:

– Não confronte a pessoa em surto, mantenha uma postura neutra e compreensiva até que a ajuda especializada chegue
– Proteja o ambiente, afastando objetos que podem ser usados para agressão (como facas, armas e utensílios perigosos)
– Vigie a pessoa se houver risco de fuga ou autoagressão
– Se o surto é resultado do não uso de uma medicação habitual, administre-a imediatamente
– Se a pessoa em surto estiver sob tratamento, entre em contato com o profissional que a atende para orientações específicas
– Se houver risco de agressividade, suicídio ou homicídio iminente deve-se entrar em contato com a polícia para garantir a integridade da pessoa afetada e daqueles que estão com ela no momento do surto
– Caso os acompanhantes consigam manejar o indivíduo, ele deve ser encaminhado para um serviço médico de emergência, preferencialmente com atendimento psiquiátrico
– Em casos graves, internação psiquiátrica é necessária para investigação e intervenções apropriadas. Casos mais leves podem ser atendidos em ambulatórios e não necessitam internação.

Dizer que a pessoa “surtou” quando reagiu de forma intensa pode não ser correto quanto ao termo mas é correto quanto à percepção de que reações desproporcionais são sinais de que a pessoa não está bem psicologicamente. Seria muito interessante que esta pessoa entre em psicoterapia e identifique o porque destas reações para que o psicólogo aplique técnicas de reestruturação cognitiva para ajuda-lo a pensar de forma mais equilibrada e ter reações que tragam o resultado desejado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus