Brechando/Cidades / De onde surgiu a expressão “boy” ?

De onde surgiu a expressão “boy” ?

-Boy, você pode me emprestar o cartão de crédito? – Faça isso não, Boy! -Boy, onde fica o Parque da Cidade? – Bora para aquela festa, boy? -Não, Boy! Quando falo a palavra “boy”, muitas pessoas que não são da cidade pensam nestas três fotografias: Quem morou em Natal ou ainda mora sabe que é…

Compartilhe:

-Boy, você pode me emprestar o cartão de crédito?

– Faça isso não, Boy!

-Boy, onde fica o Parque da Cidade?

– Bora para aquela festa, boy?

-Não, Boy!

Quando falo a palavra “boy”, muitas pessoas que não são da cidade pensam nestas três fotografias:

Astro Boy
Astro Boy
Go Go Boy
Go Go Boy

Quem morou em Natal ou ainda mora sabe que é comum a expressão “boy” e quase todos os natalenses falam, mesmo que involuntariamente.  Muitos sabem que esta é uma palavra inglesa que significa “garoto”, “menino”. Mas, a galera chama até as garotas de boy. Uma criança também pode ser sinônimo de boy. Então, ache comum, ouvir esta frase: “Quando eu era boy (=Quando era criança/pequeno)”.

Muitos dos meus amigos que são do Rio de Janeiro, Fortaleza e até de Recife acham muito estranho quando digo coisas como: “A boy era muito chata, pelo amor de Deus” ou “Quem é esse boy que está falando essas coisas?”.  E sempre tenho que responder a pergunta: “O que você quis dizer?”.

Mas, de onde surgiu, esta expressão bastante popular entre os natalenses? De onde soube esta palavra em inglês? Como a adquiriram na cultura potiguar?  O Brechando vai te explicar e isso faz parte da Segunda Guerra Mundial, quando a capital do Rio Grande do Norte virou um anexo dos Estados Unidos.

Além disso, a expressão tem o seu diminutivo e aumentativo: boyzinho ou boyzinha/boyzão ou boyzona.

A expressão veio dos americanos que montaram base militar em Natal durante a Segunda Guerra, onde estrategicamente a cidade era próxima da Europa, que estava dominada pela Alemanha Nazista de Adolf Hitler.

A influência norte-americana se fez sentir também na linguagem, com a introdução de algumas palavras e expressões inglesas e outras tiveram “as suas adaptações” pelos natalenses.  O Oxente é um outro exemplo, pois, reza a lenda, que veio da expressão “oh shit”.

Americanos na Segunda Guerra Mundial
Americanos na Segunda Guerra Mundial

Seus habitantes que até então levavam uma vida modesta e tranquila, passaram a conviver com a passagem pela cidade de pessoas de outras nacionalidades, como o Arcebispo de Nova York, o Príncipe da Holanda, o Presidente do Paraguai, o Embaixador do Reino Unido,o Ministro das Relações Exteriores da China, Anna Eleonor Roosevelt, primeira-dama dos EUA, os atores Humphrey Bogart, Clark Gable, o músico Glenn Miller e dentre outras celebridades.

Vale lembrar que também nesta época, muitos aderiram a diversos costumes, como fumar cigarro, beber coca-cola, mascar chiclete  e a frequentar aos bailes no mais completo estilo americano.

Comentários

2 respostas para “De onde surgiu a expressão “boy” ?”

  1. voce é burra voce sabe que em recife é totalmente normalizada a fala boy? então não fale merda não caralho, os boys de recife nunca ouvisse esse termo não porra? vai te fuder

    1. Lara Paiva

      Com essa educação de Lord Inglês, sabe que a briga entre Recife x Natal pelo boy é mais antiga que você. Então, não fale merda, você ; D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus