Brechando/Cidades / Teatro Alberto Maranhão vai ter espetáculo de Pole Dance

Teatro Alberto Maranhão vai ter espetáculo de Pole Dance

TAM Pole Dance Origens

O espetáculo vai misturar dança com pole dance e promete emocionar a plateia do Teatro Alberto Maranhão. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O Pole Dance consiste numa dança em que exige sensualidade e força para dançar em um poste. Alguns associam à boate de striptease, porém hoje virou exemplo de modalidade esportiva. Mas, podemos revistar as origens desta dança. Por isso, no dia 16 de outubro, às 19 horas, o renomado Teatro Alberto Maranhão (TAM) será palco de um evento extraordinário de pole dance, “Pole Origens”.

Este espetáculo promete uma fusão fascinante entre a arte do pole dance e as origens da dança 

O espetáculo “Pole Origens” é uma produção criada através da parceria entre as artistas Nimba Khadija e Olivia Macedo. A criação combina a elegância e a habilidade do pole dance com elementos tradicionais da dança, bastante marginalizada por conta da misoginia. 

Olivia Macedo

A apresentação expõe a criação revolucionária que foi o Pole Dance, prática que surgiu em meio a contextos desafiadores de violência contra a mulher para se tornar uma prática em escala global; além de propor a reconstrução social da sensualidade, desmistificando o imaginário coletivo sobre viver a intimidade; e assim abordar as possibilidades de transgressões da moralidade e a afirmação da mulher enquanto gestora do seu corpo e ideias.

O espetáculo leva o público a uma jornada envolvente, celebrando a diversidade de expressões artísticas.

Cartaz da apresentação

Sobre as criadoras e produtoras

Nimba khadija é professora de pole dance,  gestora da Casa da Nimba, onde une Pole com Danças Africanas.  

“Audre Lorde fala que fomos ensinadas a nos distanciar e desconfiar do erótico. Esse recurso foi e é caluniado nessa sociedade de opressão. A sensualidade é um recurso milenar de autoconhecimento feminino, sendo distorcido numa cultura patriarcal a fim de ser explorado causando violências para muitas mulheres. Está na hora de pegarmos de volta a nossa intimidade para a nossa própria expansão”, disse Nimba Khadija.

Olivia Macedo, também conhecida como Oli Pole Dancer, é idealizadora do Pole Estúdio, espaço criado há um ano em que une as técnicas mais modernas do Pole Dance.

“Quando nos aprofundamos nessa arte e nos sensibilizamos para esse encontro que eleva a nossa liberdade de expressão, a valorização do corpo, da sensualidade, da sexualidade, também nos encontramos com os conflitos que desafiam a moral, é sentir na pele o que é a memória negada e distorcida.”, contou Olivia Macedo.

Nimba Khadija

Os ingressos estão disponíveis no site do Sympla, custando R$ 22 e R$ 44 (inteira). 

Sobre o espetáculo que vai passar o TAM, o Pole Origens

As participantes vão mostrar o melhor do pole dance em um cenário burlesco, com a finalidade de mostrar as origens desta dança que fortalece a autoestima e saúde das mulheres. 

As coreografias surgiram de forma colaborativa e cada uma conta a história das dançarinas que estão presentes no palco. 

“Queremos trazer a reflexão para a comunidade feminina e para o público sobre o apagamento do protagonismo das mulheres strippers que deram origem ao fenômeno global que hoje é o Pole Dance. Além disso, ainda dialogar sobre a apropriação do Pole Dance enquanto um recurso do poder feminino a fim de alavancar a história das mulheres que se reconhecem nessa prática.”, afirma Oli Pole Dancer e Nimba Khadija.

Serviço – Pole Origens

Data: 16 de outubro.

Hora: 19 horas. 

Onde: Teatro Alberto Maranhão. 

Duração do espetáculo: 1 hora. 

Classificação: 12 anos

Ingressos disponíveis aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus