Eu sei que a vida da mulher é difícil. Mas, a bolha precisa ser estourada para relembrar deste
assunto. A minha realidade não utiliza o Uber ou qualquer de motorista de app. Apenas uso
de festas. O que presenciei pode servir de alerta.
Estava em uma conveniência com a finalidade de comprar um energético e depois encaminhar à UFRN, porque tinha aula. Paro o meu carro e vejo uma mulher andando apressado e o seu olhar era de medo.
A moça se senta e começa a usar o telefone dela. “Nunca pensei que pudesse acontecer comigo”, dizia. Assim, começar a contar o fato. Logo fiquei atenta com o que falara. A moça em questão estava em um fast food e pediu um Uber para voltar à sua casa. “Achei estranho que o carro estava muito cheiroso”, contava. Segundo a moça, ele começou a puxar assunto e ostentar. “Enquanto dizia ser corretor de imóveis e fechou o vidro. Fiquei tonta. Quando senti que iria desmaiar, o motorista recusou a abrir os vidros e mandei parar. Saí correndo”, relatou.
A vítima deu print do motorista, mas rapidamente o homem deletou antes que houvesse avaliação. Em pânico e atônita, a moça não parava de chorar e a equipe do posto a forneceram água enquanto esperava a carona de parente, me despeço e vou à UFRN, pensando que todo cuidado é pouco.
Campanhas de Uber para mulheres não ajuda
Entretanto, em seu site, o Uber diz que apoia a pesquisa “A Vitimização de Mulheres no Brasil”, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha. O levantamento apontou, entre outras coisas, que cerca de 17 milhões de mulheres foram agredidas no último ano e 25% delas apontam a falta de autonomia financeira como o principal agravante.
Como solicitar uma motorista no Uber para mulheres? Para as passageiras, no entanto, ainda não é possível selecionar apenas motoristas do gênero feminino. Com isso, apenas as motoristas podem selecionar a opção. Entretanto, mulheres tem mais chances de conseguir ir à corrida com motoristas femininas.
Deixe um comentário