A ideia de transformar as avenidas em número veio no século XX, período que surgiu o Alecrim. Naquela época, as ruas receberam o mapeamento em forma de xadrez. Do sentido Leste a Oeste as ruas receberam o nome de 1 a 12 inicialmente. No entanto, a medida que a cidade e o surgimento de novos bairros foi crescendo, assim chegando a ter 18 avenidas.
A ideia de numeral mudou quando em 1929 houve o Plano de Sistematização, no qual as vias passaram a se chamar com nome de tribo de índios e presidente de província.
A antiga Bernardo Vieira é a Avenida 15
Assim, os antigos moradores ainda chamam de avenida 15, como os jovens ainda chamam de Bernardo Vieira. Ainda é comum alguns estabelecimentos da região ainda utilizar como referência o numeral.
Aqui explicamos o porquê das avenidas do Alecrim serem conhecidas pelos números.
Hoje, ela se chama Nevaldo Rocha
Em 2021, a Avenida Bernardo Vieira mudou de nome para Nevaldo Rocha. Rocha criou a fábrica Guararapes que ficava onde hoje é o Midway Mall e posteriormente criou o shopping, onde sua entrada principal fica nesta via.
Nevaldo morreu em 2020 e rapidamente surgiu a ideia de mudar a avenida. Primeira tentativa, foi a Salgado Filho. Mas, conseguiram mudar a Bernardo Vieira por uma brechinha. Na verdade, uma grande brecha que estava inserido sobre a criação de nomes de avenida e que muitas cidades estão aderindo para reverter pessoas infames na história do Brasil.
Por isso, o Brechando resolveu falar disso no Youtube. Para assistir o vídeo na íntegra, dê o play, portanto, a seguir:
Deixe um comentário