Home/brechadas / O que é a avenida 15 em Natal?

O que é a avenida 15 em Natal?

Avenida 15

A ideia de transformar as avenidas em número veio no século XX, período que surgiu o Alecrim. Naquela época, as ruas receberam o mapeamento em forma de xadrez. Do sentido Leste a Oeste as ruas receberam o nome de 1 a 12 inicialmente. No entanto, a medida que a cidade e o surgimento de novos…

Compartilhe:

A ideia de transformar as avenidas em número veio no século XX, período que surgiu o Alecrim. Naquela época, as ruas receberam o mapeamento em forma de xadrez. Do sentido Leste a Oeste as ruas receberam o nome de 1 a 12 inicialmente. No entanto, a medida que a cidade e o surgimento de novos bairros foi crescendo, assim chegando a ter 18 avenidas.

A ideia de numeral mudou quando em 1929 houve o Plano de Sistematização, no qual as vias passaram a se chamar com nome de tribo de índios e presidente de província.

A antiga Bernardo Vieira é a Avenida 15

Assim, os antigos moradores ainda chamam de avenida 15, como os jovens ainda chamam de Bernardo Vieira. Ainda é comum alguns estabelecimentos da região ainda utilizar como referência o numeral.

Aqui explicamos o porquê das avenidas do Alecrim serem conhecidas pelos números.

Hoje, ela se chama Nevaldo Rocha

Em 2021, a Avenida Bernardo Vieira mudou de nome para Nevaldo Rocha. Rocha criou a fábrica Guararapes que ficava onde hoje é o Midway Mall e posteriormente criou o shopping, onde sua entrada principal fica nesta via.

Nevaldo morreu em 2020 e rapidamente surgiu a ideia de mudar a avenida. Primeira tentativa, foi a Salgado Filho. Mas, conseguiram mudar a Bernardo Vieira por uma brechinha. Na verdade, uma grande brecha que estava inserido sobre a criação de nomes de avenida e que muitas cidades estão aderindo para reverter pessoas infames na história do Brasil.

Por isso, o Brechando resolveu falar disso no Youtube. Para assistir o vídeo na íntegra, dê o play, portanto, a seguir:

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus