Parnamirim Pernambuco

Existe uma outra cidade que também se chama Parnamirim

brechadas
Compartilhe:

Uma das cidades mais famosas do RN é Parnamirim e tem mais de 272 mil habitantes. Esta é a terceira maior cidade do estado e existe há 63 anos. Mas, antes, já havia uma cidade com este nome e ela também fica no Nordeste. Vamos contar a sua história.

Vamos falar de Parnamirim de Pernambuco? Bora!

Muito antes de existir a cidade do Rio Grande do Norte, uma outra Parnamirim já tinha no estado de Pernambuco. Só para você ter uma ideia a sua fundação aconteceu em 25 de maio de 1870. Ou seja há 151 anos Mas, os moradores comemoram o seu aniversário no dia 1 de julho, quando a cidade foi emancipada. 

Assim como a sua xará potiguar, a cidade se desenvolveu em um torno de um rio. Afinal, o nome Parnamirim vem da língua Tupi, que significa “Rio pequeno”. 

Tudo começou quando foi instalada nas margens do Rio Brígida a fazenda Saco do Martinho, cuja propriedade pertence ao Martinho da Costa Agra e tinha uma extensa criação de gado. Dentro de sua fazenda, ele construiu uma capela em homenagem a Santana, a avó de Jesus. 

A medida que a fazenda crescia, os funcionários construíam as suas casas ao redor. Formando, portanto, um pequeno vilarejo. O povoado começou a se chamar de Santana do Saco e fazia parte do distrito de Cabrobó, uma vez que era uma homenagem aonde ficava a santa na região. Somente em 1909 que passou a ser uma cidade. 

O seu nome inicial era Leopoldina e Parnamirim somente foi seu nome oficial em 1943.

Cidade quase foi extinta

No entanto, em 1934, o Governo do Estado extinguiu a cidade e suas terras passou a ser distribuída para as cidades de Granito (hoje, Bodocó), Salgueiro e Serrinha. Em 1938, Leopoldina vira distrito de Bodocó e no final daquele ano voltou a ser município. Somente em 1943 que a cidade se chama de Parnamirim.

Mas, por que mudaram para Parnamirim?

O nome Parnamirim é homenagem aos primeiros habitantes da região, que eram índios cariris que foram expulsos com a chegada dos portugueses. Além disso, interesses políticos na Era Vargas também estimularam a mudança no nome.

Diferenças entre Parnamirim do RN e Parnamirim de PE

Uma das diferenças está no gentílico da cidade. Para o município potiguar, os nascidos na região são parnamirinense e em Pernambuco é parnamiriense. A outra está no tamanho da cidade, uma vez que a versão pernambucana tem apenas 20 mil habitantes. 

A distância entre as capitais também possui diferença, uma vez que a nossa Parnamirim fica distante do centro de Natal por apenas 12 quilômetros e a outra fica distante de Recife é 563km. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.