Brechando/Artistas Potiguares / Tiquinha Rodrigues lança clipe sobre a religião da Jurema

Tiquinha Rodrigues lança clipe sobre a religião da Jurema

Tiquinha Rodrigues clipe

A Tiquinha Rodrigues  nesta segunda-feira (25) lançou mais um single de sua carreira solo, a música Força Divina e resultou na produção de um videoclipe disponível em seu canal no You Tube. Além disso, a canção integra seu primeiro álbum solo “Tica”. O videoclipe já está disponível no canal do youtube da Artista. A música…

Compartilhe:

A Tiquinha Rodrigues  nesta segunda-feira (25) lançou mais um single de sua carreira solo, a música Força Divina e resultou na produção de um videoclipe disponível em seu canal no You Tube. Além disso, a canção integra seu primeiro álbum solo “Tica”. O videoclipe já está disponível no canal do youtube da Artista.

A música traz elementos da cultura do Catimbó, além de expressões de cura, fé e vibrações. A música chegou para Tiquinha através do seu contato com o mestre Juremeiro Rômulo, sendo um ponto de jurema de Reis canalizado pelo mestre, encarnando a força da jurema sagrada e o seu poder de cura através da música e das plantas sagradas.

Já o clipe tem seis minutos de duração e mostra, nos mínimos detalhes, um pouco do ritual da Jurema. O clipe conta com a direção de Adolfo Ramos e Pedro Medeiros. Além disso, o roteiro ficou por conta de Priscilla Vilela, Tiquinha Rodrigues, Adolfo Ramos, Pedro Medeiros e Augusto Júnior.

Ao ecoar o canto a artista evoca todas as forças de trabalhadores encantados como caboclos, ciganos e povos da rua. A Força do Canto representa também um processo de retomada ancestral quando a artista faz uma ponte entre passado e presente. A inspiração vem, por conseguinte, de sua matriarca Terezinha Rodrigues, fonte de todas suas memórias, é o pilar da produção. Suas memórias vivas se fazem presentes dentro do trabalho.

No final do post você pode ver, portanto, o clipe.

Lançou a sua carreira solo em 2021

Tiquinha Rodrigues reúne músicas autorais, populares, manifestações dos mestres brincantes, das tradições e crendices do terreiro, além de tradições africanas e europeias. Após anos tocando na Orquestra Sinfônica do RN e no Rosa de Pedra, ela lançou em 2021 seu primeiro álbum solo.

“Tica” é um álbum povoado de ótimas colaborações de antigos parceiros musicais. É o caso do violonista Toni Gregório e do percussionista Kleber Moreira, também integrantes do Rosa de Pedra. Toni e Kleber também assinam a direção e produção musical das faixas. Além deles, colaboram no disco o instrumentista Fernando Régis, autor do instrumental “Forró para Tica” , e os compositores Luiz Mário, Waldemar da Silva e ainda mais tem o Mestre Juremeiro Romulo Angélico, visto que é responsável pela canalização dos cânticos de abertura e fechamento do álbum.

O principal responsável pela identidade visual do álbum é o artista visual Augusto Júnior, é dele as fotos e a direção de arte do ensaio. Na capa Tiquinha aparece com sua clássica cabeleira ruiva, defumando o espaço com sálvia branca e se misturando ao movimento da fumaça que purifica o entorno. Além disso, tem canções inspiradas no Catimbó da Jurema, uma religião muito comum nos nativos do RN.

”Tica” é um disco de curta duração, mas de alta intensidade. Sua sonoridade é concisa, fundamentada no essencial, com arranjos de corda passeando em perfeita harmonia com as percussões de Kleber Moreira. Além disso, mistura ritmos nordestinos e ciganos, além de influências do folclore brasileiro e cantigas populares.

Veja o clipe completo a seguir. Dê o play, portanto, a seguir

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus