Brechando/Cidades / Qual a cidade potiguar com menor número de habitantes

Qual a cidade potiguar com menor número de habitantes

cidade potiguar menor habitantes

A gente sabe que as maiores cidades do Rio Grande do Norte são, respectivamente, Natal, Mossoró e Parnamirim. Entretanto, qual a cidade potiguar com menor número de habitantes? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem eventualmente essa resposta e divulgou para imprensa esses dados há algum tempo. Um dos sites que publicou essa…

Compartilhe:

A gente sabe que as maiores cidades do Rio Grande do Norte são, respectivamente, Natal, Mossoró e Parnamirim. Entretanto, qual a cidade potiguar com menor número de habitantes? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem eventualmente essa resposta e divulgou para imprensa esses dados há algum tempo. Um dos sites que publicou essa curiosidade foi o G1, no ano de 2012, uma vez que mostrou que os três municípios com a menor população do estado tem apenas 23 mil habitantes.

O menos povoado município do RN é Viçosa, com uma estimativa de 1.633 habitantes e fica na região Oeste do estado. É pouco mais distante de 300 quilômetros da capital. O segundo menor é Ipueira, no Seridó potiguar, com uma estimativa populacional de 2.104 habitantes. O terceiro menor é Monte das Gameleiras, próximo da cidade de Passa e Fica, que segundo o IBGE, possui 2.219 pessoas. Hoje, Monte das Gameleiras é conhecida no turismo pelas serras e por ser próximo da Pedra da Boca.

Uma outra peculiaridade de Viçosa (foto acima) é que a cidade também tem uma das menores áreas territoriais das cidades potiguares. Mais precisamente está na quarta posição, uma vez que tem 37 quilômetros quadrados de área, correspondendo, portanto, a 0,07% do RN.

Uma curiosidade é que a população estadual chegou na marca dos 3.506.853 habitantes em 2019.

Um pouco mais sobre Viçosa

A história de Viçosa se inicia no século XIX, a partir de 1841, com uma fazenda de criação de gado às margens do riacho Forquilha. Entretanto, o seu povoamento aconteceu no século XX, com a chegada de agricultores.

Em 28 de dezembro de 1963, Viçosa deixa de ser povoado e se torna um novo município, desmembrado de Portalegre, através da lei estadual n° 3 045, sancionada pelo governador Aluízio Alves. A instalação do município aconteceu em 9 de janeiro de 1964 com a posse do primeiro prefeito, Silvestre Gomes Pinto.

Uma das versões acerca da etimologia do nome do município afirma que o nome “Viçosa” veio a partir do juiz de direito de Olinda, Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco. Ao subir a serra de Portalegre, sentiu-se encantado com as paisagens locais e, por fim, afirmou: “Outra Viçosa”, em alusão à vila portuguesa homônima, residência dos Duques de Bragança

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus