O Porto de Natal fica no bairro da Ribeira, próximo de ruas que foram por muito tempo importantes centros comerciais da cidade. Além disso, o local tem duas entradas, uma fica entre a rua Chile e a Esplanada Silva Jardim, próxima do Terminal de Passageiros. Entretanto, a mais famosa está no cruzamento da Av. Tavares de Lira com a rua Chile, onde lá tem um obelisco instalado.
Quando a gente pesquisa fotos antigas da capital potiguar, é comum a gente ver este monumento nas fotografias. Mas, ele tem a sua história e tem relação com a obra de ampliação do porto no início do século 20.
Como os passageiros chegavam em Natal
Para chegar em Natal existia duas opções: navio ou estada de terra. Entretanto, muita gente preferia a primeira opção. O ano era 1869, quando houve a construção do Cais, na época chamado de Pedro de Barros, onde desembarcavam os visitantes que chegavam a Natal.
Em 1919, por conseguinte, a via foi concluída, com a colocação de um obelisco, contendo em cada lado a inscrição de uma data histórica para Natal e/ou Brasil. Nesta via, que era uma das mais bonitas e arborizadas da cidade, acontecia no século XX, durante o Carnaval, o desfile de carros (corso) e as batalhas de confete.
Motivo por trás do obelisco
Outro detalhe na obra
A face do obelisco em direção ao Rio Potengi tem o medalhão com a face de Tavares de Lyra, ex-governador do Rio Grande do Norte. A obra vem do escultor francês Louis Busson, além de uma placa com as seguintes palavras: “Avenida Tavares de Lyra– Administração do Governador Alberto Maranhão – 1908/1914″.
Em 1972, contudo, o governador Cortez Pereira e o prefeito Jorge Ivan Cascudo Rodrigues instalaram uma placa metálica para comemorar o centenário do Tavares de Lyra.
Deixe um comentário