O prédio da Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap) é um dos mais lembrados no centro da cidade. Por muito tempo, no entanto, era um dos prédios mais altos da cidade. Além disso, fica na avenida Deodoro da Fonseca, próximo da Catedral Metropolitana. Mas, você sabe como ele surgiu? Por isso, o Brechando vai listar nove curiosidades do prédio.
1) Não era a primeira sede da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte
Antes, os serviços de saúde pública ficava primeiramente em um prédio na avenida Câmara Cascudo, quando ainda chamava Junqueira Aires, próximo da Igreja Presbiteriana.
2) O antigo prédio está abandonado
Após a saída da Sesap virou a sede da Vigilância Sanitária, conhecida pela sigla Suvisa. Depois, eles migraram para um prédio vizinho e a antiga sede está abandonada.
3) Era o prédio do INSS antes de ser da Sesap
Antes de ter o Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) era quem administrava a saúde pública através do programa Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), antes era INPS.
4) O prédio em 2020 completou 50 anos
O prédio de 13 andares, de propriedade do INSS, acabou a sua construção em 1970, na gestão do ministro da Previdência Social, Júlio Barata.
5) Sesap só se mudou para o prédio em 1987
Com a reforma geral da saúde pública no Brasil e a criação do SUS, visto que Secretarias Estaduais de Saúde passaram a ser responsáveis por todo o atendimento em saúde. Portanto, exigiu uma maior estruturação em suas redes físicas.
Com isso, no ano de 1987, a Sesap passou a ocupar o prédio do antigo INAMPS.
6) A Sesap finalmente comprou o prédio em 2012
O Estado comprou o prédio no valor de R $ 6.156 milhões. Isto aconteceu quando Rosalba Ciarlini era governadora e estava no início de sua gestão. Na época, o secretário era Domício Arruda, que foi demitido após recusar uma entrevista ao Jornal Nacional.
7) Uma família mora no último andar
Uma das histórias mais famosas é a presença de uma família que mora no último andar do prédio. E não é mentira. Uma família mora no último andar desde que o prédio foi inaugurado e isto foi confirmado na Tribuna do Norte.
8) Quem são esses moradores?
De acordo com o jornalista Diógenes Dantas, em seu blog no Portal Nominuto, os moradores do prédio da Sesap são parentes do antigo dono do prédio antes de ser o Inamps.
9) A última reforma foi em 2017
Após uma determinação da Justiça do Trabalho, o prédio teve que ser desocupado para a realização de uma reforma para que evitasse uma possível deterioração.
Gostou desta curiosidade? Continue acessando o Brechando.
Deixe um comentário