Brechando/Artigo / Conhecendo a história do médico Luiz Antônio

Conhecendo a história do médico Luiz Antônio

médico Luiz Antônio

O Hospital Luiz Antônio é uma unidade de saúde referência ao tratamento contra o câncer e está localizado no bairro das Quintas, atendendo vários pacientes do Rio Grande do Norte. O nome é homenagem ao médico Luiz Antônio Ferreira Souto dos Santos Lima, que nasceu na cidade de Assú, no dia 15 de setembro de…

Compartilhe:

O Hospital Luiz Antônio é uma unidade de saúde referência ao tratamento contra o câncer e está localizado no bairro das Quintas, atendendo vários pacientes do Rio Grande do Norte. O nome é homenagem ao médico Luiz Antônio Ferreira Souto dos Santos Lima, que nasceu na cidade de Assú, no dia 15 de setembro de 1890. Seu ensino básico foi feito no Atheneu e depois virou médico, farmacêutico e professor. Lecionou história, física e química, no Atheneu Norte-rio-grandense (dentre seus alunos está Luís da Câmara Cascudo); dirigiu a Escola Normal de Natal; foi professor e diretor das Faculdades de Medicina e Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em Recife formou-se em Farmácia e no Rio de Janeiro estudou Medicina, no qual o seu trabalho de conclusão de curso era intitulado de “Hygiene Mental e Educação” (1927). Luiz Antonio, com o seu trabalho em prol do bem social, liderou campanhas contra o alcoolismo e analfabetismo.

Na parte da medicina, Luiz Antônio Ferreira Souto dos Santos Lima foi um importante médico na área da oncologia e foi o criador do Hospital do Câncer, uma antiga casa de acolhimento, que hoje é administrada pela Liga Norte-rio grandense Contra o Câncer (ele também foi um dos fundadores do grupo). Foi um dos pioneiros a utilizar o tratamento de radioterapia no país.

De acordo com alguns especialistas, ele atendia todas as classes sociais e não cobrava dos mais pobres. O nome da unidade de saúde se transformou em Hospital Doutor Luís Antônio após a sua morte, no ano de 1961.

O Hospital Luiz Antônio

Além disso, ele exerceu o cargo de diretor nos Hospitais Evandro Chagas, Miguel Couto e ainda participou da Associação dos Professores e as Sociedades de Assistência Hospitalar e de Medicina e Cirurgia.

Na política, foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN) no Estado, mesmo partido que elegeu o Jânio Quadros como presidente, e elegeu-se Deputado Estadual, inclusive participando da Constituinte de 1934. Integrou, ainda, a Academia Potiguar de Letras, era marçon bastante conhecido e ainda tinha tempo para participar do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Seu corpo foi velado no cemitério do Alecrim.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus